Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

domingo, 11 de março de 2012

Inscrição e Contratação do Fies- Dúvidas I


1) Já entreguei a documentação na IES( Instituição de Ensino Superior), preciso levar alguma documentação ao banco?
Sim. A documentação que você leva para a Comissão de seleção da faculdade é para comprovar o que você declarou na inscrição pela internet.( Grupo familiar, renda, comprovação de renda, etc...) e fica retida na IES.
Você precisará levar para o banco a documentação para fazer a contratação do financiamento.

2) Meu fiador é casado, o cônjuge dele precisará assinar o contrato?
Sim. O código civil determina que, em caso de fiança, o fiador precisa da outorga uxória, ou seja, do consentimento do seu cônjuge para que a fiança possa ser aceita. Essa é uma forma para que o patrimônio do casal seja protegido.

3) Na inscrição me enganei com o tipo de garantia, posso mudar na IES ou no banco?
Sim. Na IES pode ser alterado para qualquer tipo de garantia que a IES ofereça.
No agente financeiro só pode haver a troca entre fiança convencional e fiança solidária, mesmo que a IES ofereça a opção do fundo garantidor.
Cabe um esclarecimento sobre as três formas de garantia:
Fiança convencional: é a fiança tradicional, prestada por pessoa física, não pode ser prestada por empresa.  E ao contrário do que alguns imaginam pode ser prestada por qualquer membro do grupo familiar, inclusive pai e mãe.
Fiança solidária: é a fiança prestada por grupos de 3 a 5 estudantes da mesma IES, que não podem ter relação de parentesco entre si.
Fundo garantidor:  é o contrato sem Fiador. A garantia é dada por um fundo criado pelo governo federal (FGEDUC) para este fim. Essa opção é restrita às IES que optaram por contribuir para o fundo.

4) Sou menor de idade, posso fazer o Fies?
Sim. Mas para isso depende da autorização e da assinatura no contrato do responsável legal (pai ou mãe ou pessoa que foi delegada pela justiça para esse fim).

5) Meu documento para a contratação do Fies venceu, posso contratar o Fies?
Não. Neste caso você precisará fazer uma nova inscrição, que só será aceita caso a sua IES ainda tenha limite financeiro.

6) No último dia do prazo para fazer a minha contratação o sistema do banco não funcionou, eu perco a minha inscrição?
Em termos.  De acordo com a Portaria normativa nº 12 de 06 de Junho de 2011, artigo 25 , caso aconteça algum erro ou  problema operacional por parte da IES, Agente financeiro ou gestor do Fies, você poderá recorrer em até 180 contados da data de sua ocorrência. Mas fica sujeito a disponibilidade orçamentária do fundo ou da IES, além de ter de comprovar que esteve no banco ou IES e ter de abrir uma demanda no endereço: http://www.fnde.gov.br/index.php/fale-conosco

7) Depois de finalizada a inscrição a faculdade me informou que meu curso não formou turma, posso mudar de curso?
Não. Você só poderá mudar de curso caso faça uma nova inscrição. Caso já tenha assinado o contrato só poderá mudar de curso ao fazer o primeiro aditamento (renovação semestral) no semestre seguinte.

8) Meu cônjuge está com o nome sujo, posso fazer o Fies?
Sim. Não há nenhum impedimento caso o cônjuge do estudante tenha restrição cadastral.
Na Caixa Federal o cônjuge do fiador também não é pesquisado.

*Para fazer o download gratuito das músicas deste blog e curtir minha página, entre no endereço abaixo:
https://www.facebook.com/pages/Flávio-Colares/363430400342476
*Devido a uma maior interatividade, as dúvidas  estão sendo esclarecidas  no grupo " Tudo sobre Fies" no Facebook: https://www.facebook.com/groups/503103603077760/

89 comentários:

  1. Flávio, agora não vim pedir nenhuma informação e sim agradecer a sua enorme boa vontade em ajudar. Continue assim, fazendo a diferença.Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela consideração!Fico feliz por estar ajudando!

      Grande abraço!

      Excluir
  2. flavio estou tentando fazer a iscriçao na site do fies , estou no segundo passo aonde devo cadastrar os membros da minha familia ,so q a hora q vou cadastrar o meu irmao esta dando cpf invalido ja consutei a receita e esta tudo ok com cpf dele , liguei pra central do fies e eles pediram para abrir um chamado sera q vai demorar muito preciso resolver isso rapido se nao vou perder a cota da istituiçao
    o q eu faço
    obrigado

    ResponderExcluir
  3. outra coisa flavio , no meu grupo familiar tem meu tio ,so q no segundo passo onde cadastra o grupo familiar so tem parentes de primeiro grau ,o atendente me iformou q ele deve fazer uma declaraçao de punho e levar a istituiçao mostrando q ele faz parte do grupo , devo acrecentar a renda dele junto como restante da familiar no primeiro passo da iscriçao onde pede renda do grupo familiar ?
    e essa informaçao dele fazer de proprio punho e certa?
    obrigado pela atençao
    tudo de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo ás duas questões Erick:

      1) - É a primeira vez que ouço falar em CPF inválido, você tem certeza de ter digitado o número corretamente. Abra um chamado, se bem que isso normalmente demora muito de ser resolvido, se for resolvido. Consulte a CPSA da sua faculdade e explique a situação. Caso a inclusão dele seja irrelevante, ou seja, não altere o percentual ou a possibilidade de conseguir ou não o FGEDUC, talvez ele possa ser omitido.

      2)Não há como acrescentar tio como participante do grupo familiar, o sistema não permite. Desconheço essa Declaração de próprio punho". De qualquer forma entre em contato com a CPSA para ver se já houve algo semelhante a essa declaração de próprio punho.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas!
      Se os seus irmãos tem 14 anos ou mais , o sistema exige que eles sejam cadastrados no CPF. Vá á uma agência dos correios, BB ou Caixa e faça o cadastro deles. No dia seguinte já é possível saber o número do CPF.

      Excluir
  5. Olá Flávio bom dia! Gostei muito do seu site, tem me ajudado muito, obrigada! Mas queria tirar uma dúvida, já conclui minha inscrição, levei meus documento na faculdade, fui ao banco, assinei o contrato e já levei a cópia novamente na faculdade, ou seja, consegui o fies, mas ao entrar no site aparece a mensagem (m211) inscrição não concluída, tem alguma coisa errada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kamilla! que bom que gostou!

      Muitas vezes o sistema do MEC demora a ser atualizado. Na maioria dos casos isto se resolve bem antes de você precisar fazer o aditamento.
      Você assinou o contrato em qual agente financeiro?

      Excluir
    2. Ata, entendi! Na Caixa Econômica!

      Excluir
    3. Mais uma vez muito obrigada, me tranquilizou muito! rsrs'

      Excluir
    4. Olá Kamilla!
      Creio que não há motivo para preocupação. Mas se puder dê uma passada na Caixa e veja se o contrato está tudo ok, certo?

      Excluir
    5. Graças a Deus já está tudo certo, era o sistema mesmo, já voltou ao normal, agora é encarar os estudos e esperar o aditamento! Muito Obrigada Flávio!

      Excluir
    6. Que bom Kamilla!

      Fico feliz por tudo ter dado certo! Estude bastante pois é preciso ter aproveitamento mínimo de 75% das disciplinas.

      Grande abraço!

      Excluir
  6. Olá , estou me inscrevendo no FIES, só que quando chega na parte do Banco... ai vou colocar os dados de município e agencia , não aparece as opções para eu selecionar. Fiquei o dia inteiro tentando e nada. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kellen!

      Eles deveriam estar fazendo manutenção no site, pois o sistema só estava permitindo a contratação no domicilio acadêmico do estudante. Testei agora e o site está permitindo também no domicilio residencial do estudante, como esta na lei do Fies.
      Pode tentar agora que deve conseguir.

      Excluir
  7. Ola !estou tentando me cadastrar no site do fies e esta dando q meu cpf ja esta cadastrado!Sendo q eu nunk me cadastrei !será um erro do sistema?Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda!

      O sistema é falho, se alguém usar seu CPF e colocar o e-mail dele você fica sem ter acesso. Clique em " esqueci minha senha" na opção de inscrição, depois em "esqueci meu e-mail", coloque os dados corretos e espere chegar o link em seu e-mail.

      Excluir
  8. flavio quando fiz o fies o maximo que o financiamento pagava era de 30 mil que no qual eu podia obter so 80%.
    mais agora o pessoal ta conseguindo 100% de financiamento como que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel , o percentual só pode ser diminuído, nunca pode ser aumentado.

      Excluir
  9. No caso do financiamento ser feito pelo BB, se o conjuge do fiador estiver com o nome no spc, ele pode se o fiador?

    ResponderExcluir
  10. Ola boa tarde, gostaria de saber:

    1° Sou estagiário como não possuo contracheque como faço pra compra minha que coloquei na hora me inscrever no fies, perante o banco?

    2° Tenho restrições no Meu cpf, mas meu fiador não tem existe algum problema que me impeça de conseguir o financiamento diante do banco?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!
    Tenho dúvidas...
    O prazo de entrega da documentação na faculdade seria até dia 15/01, porém expirou. São de 10 à 15 dias corridos para abrir novamente a inscrição? E eu posso "reutilizar" esta inscrição já feita ou tenho de começar tudo do zero, preenchendo cada campo novamente?
    Outra coisa: caso eu assine o contrato até dia 28/ 29 deste mês, eu consigo ficar isento de pagar em fevereiro a faculdade ou só no mês março que não pago?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Fábio!
      Normalmente de 10 a 15 dias corridos para que a inscrição seja reaberta. A maioria dos dados estará da mesma forma como deixou.
      O Fies financia os seis meses do semestre.

      Excluir
  12. Boa noite, Flávio!

    Fui hoje à Caixa Economica levar o meu DRI pra aditar o contrato do FIES, quando o funcionário da caixa estava quase mandando imprimir o contrato, o sistema negou a minha inscriçao alegando que já sou fiador (sou fiador do fies do meu irmão, que ja formou em 2010). Voltei la na faculdade e ligaram pro 0800 do mec e lá disseram que eu só conseguiria o fies se eu deixasse de ser fiador do meu irmao, se ele me substituisse por outro fiador. Esta informação procede? Não achei nada no site do mec...Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celso!

      Sim, está correto, o beneficiário do Fies não pode ser fiador em outro contrato se este contrato ainda não foi liquidado, isso faz parte da lei do Fies.

      Excluir
  13. Bom Dia Flávio!
    Perdi o prazo por falha da faculdade, sistema sobrecarregado não efetivaram minha matrícula!
    Tenho que aguardar os 15 dias para refazer a inscrição no FIES?!
    Obrigada...

    ResponderExcluir
  14. ola flavio , cara eu fiz a incrição porem nao fui até a data prevista a ir a CPSA , e agora nao consigo editar a minha incrição e faço oque ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas!

      terá de aguardar de 10 a 15 dias, para poder fazer nova inscrição.

      Excluir
  15. Boa tarde, gostaria de saber qual é o passo a passo para eu fazer a minha matricula por meio do fies??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, você quer saber sobre matrícula ou sobre a inscrição do Fies? Se for sobre a inscrição, tem um post neste blog específico sobre isso," O passo a passo da inscrição do Fies."

      Excluir
  16. Oii Flávio tudo bem?Eu entreguei os documentos ao CPSA no tempo determinado,porém eles disseram que tinham muitos na frente,e talvez na daria tempo de olhar,ai no outro dia liguei lá e eles disseram tava no protocolo pra ser avaliado,ai faltaram alguns documentos,só que terminaram de olhar no dia seguinte do vencimento,ai disseram que iria ter que fazer a inscrição de novo,só que a Instituição já não tem limite pro FIES,e estou entrando no Sisfies e tá dando como inscrição ativa ainda,porém escrito inscrição não concluida,e a Instituição não quer devolver a taxa da matricula,o que eu devo fazer??Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Essa é uma questão que deve ser passada para a direção da faculdade. Se você passou a documento na prazo eles teriam de ter analisado e dado uma resposta dentro do prazo.
      Você terá de fazer uma nova inscrição, de 10 a 15 dias do prazo de vencimento.
      A faculdade pode solicitar um limite para o seu financiamento na hora em que sua inscrição estiver em condições de ser concluída.
      Se não liberarem e se não tiver como pagar, você pode acionar o Procon.

      Excluir
  17. Boa tarde Flavio, um colega meu me disse que para eu fazer minha matricula sem pagar ( pelo fies) o primeiro passo e fazer minha isncrição no sisfies. Em seguida eu tenho q ir a faculdade e fazer minha matricula. Você confirma isso Flávio? a ordem correta e essa msm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael!

      Algumas faculdades não aceitam que o estudante faça a inscrição antes de fazer a matrícula, embora o MEC as proíbam de cobrar matrícula dos estudantes que já iniciaram a inscrição.
      Muitas usam de um artifício para burlar essa regra. Simplesmente não solicitam limite financeiro, assim o estudante não tem como concluir a inscrição antes de fazer a matrícula.
      Entre em contato coma sua faculdade, ok?

      Excluir
  18. FIZ MINHA INSCRIÇÃO NO FIES E FUI COMPARECER A FACULDADE PARA LEVAR A DOCUMENTAÇÃO. SÓ QUE A FACULDADE ALEGOU QUE EU TERIA QUE PAGAR A MATRICULA E FAZER O VESTIBULAR DA FACULDADE. PORÉM A DATA DE VENCIMENTO DO MEU FIES ACABOU VENCENDO E AGORA NÃO CONSIGO ALTERAR OS DADOS. O QUE FAÇOOOO!!!!!!!!!
    ME AJUDAAA, POR FAVOR!!!! :o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isadora, no dia seguinte ao vencimento da entrega da documentação à CPSA ela pode reabrir a sua inscrição para correção. Veja com eles, se, fazendo a matrícula eles reabrem a sua inscrição e emitem o DRI para entrega ao banco.

      Excluir
  19. flavio me tira uma duvida
    os fiadores do fies eles podem contratar algum serviço da caixa sendo fiador , exp costrucard , financiamento residencial ?

    outra coisa , os juros trimestrias de 50,00 sobe , ouvi falar q vai subindo ?
    obrigado pela atençao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erick!
      Se o fiador do Fies for tentar contratar qualquer tipo de operação na Caixa, uma parte da margem ficará comprometida.

      Excluir
  20. flavio boa tarde
    os fiadores do fies fica com o nome retido , exmplo eles podem contrar costrucard , financiar casa na caixa ?
    obrigado pela atençao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As parcelas trimestrais normalmente começam com um valor menor até atingir, no máximo, R$ 50,00.

      Excluir
  21. SÓ QUE O MEU VENCEU DIA 15.PORQUE O VESTIBULAR DA FACULDADE SÓ IA SER DIA 27.
    E ELES SÓ PODIAM FAZER MINHA MATRÍCULA SE EU FIZESSE ESSA PROVA. E AGORA???? :´(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isadora , se o problema é em relação a data de comparecimento à CPSA, por um problema no site, essa CPSA não está sendo alterada. Vá até a sua CPSA, pois no dia seguinte ao vencimento já é possível dar continuidade à inscrição, ao contrário do prazo do banco que demora até 15 dias para ser liberado. A CPSA pode dar continuidade , mesmo com o problema da data vencida no site.

      Excluir
  22. Flavio , antes de pedir minhas informações ,queria elogiar atitude de ajudar a todos pois o sistema é sempre falo quanto as informações que necessitamos...bom trabalho!
    Então vamos lá , no momento acabei de ficar desempregada ,mas estou inicianto faculdade ,a minha duvida é que em minha casa mora eu ,minha mae ( pensionista de 700,00) ,meu irmao que tem o salario de 800 reais e meu ex marido que ainda nao nos separamos ,nao sei se coloco ele tbm como base familiar ,ele ganha 3 mil ,porem meu fiador tem uma renda boa ,será que incluo meu ex marido na renda familiar ,ajudaria a conseguir 70 % da faculdade? o curso custa 800 reais ,pelo fato de eu nao estar trabalhando isto atrapalha?minha mae como pensionista com este valor ,será que pode entrar?poderia me ajudar com esta informação falvio?eu agradeço pela ajuda!

    ResponderExcluir
  23. Obrigado pelo elogio!
    Quanto maior a renda, para o Fies é pior. O cálculo da porcentagem é feita baseada na renda per capita. Se a renda per capita for comprometida em 60 ou mais com o pagamento da mensalidade você terá direito a 100% de financiamento.
    O fato de estar desempregada é irrelevante para o Fies.
    Verifique com a CPSA da sua faculdade em relação a colocar ou não a renda do seu marido, pois serão eles que irão analisar a sua documentação.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  24. Olá flavio, eu já fiz minha inscrição e queria saber quais os documentos exatos que preciso levar ao CPSA, pois não queria dar viagem perdida e perder tempo :/ Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, tem um post neste blog que tem a relação oficial da documentação para entrega à CPSA, mas é bom verificar com a sua própria CPSA, pois há variação no nível de exigência de CPSA para CPSA.

      Excluir
  25. Boa noite Flávio, parabéns pelo blog!!!
    Minha faculdade é no RJ, eu dando entrada no FIES e sendo aprovado na 1ª etapa, eu posso optar p/ dar entrada DRI em um banco de outro estado ou tem que ser um banco no RJ?


    Márcia Araujo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Márcia!
      Você pode fazer a contratação em agências do banco no seu domicilio acadêmico ou residencial.

      Excluir
  26. bom dia Flávio, bom o meu caso que fiz tudo matricula, inscrição do fies,foi gerado o DRI e fui ao banco na data solicitada lá constou que eu nao passei pela entrevista do fies, que era p mim retornar a faculdade resolver isso. Voltei na faculdade e eles nao souberam informar o motivo desse erro ja que tudo foi feito, ate gerou o DRI.. e agora que nem o banco e nem a faculdade sabem resolver esse erro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lana, nunca ouvi falar desse erro. A própria geração do DRI já é a comprovação de que você foi aprovada na entrevista. Abra uma demanda no site WWW.fnde.gov.br

      Excluir
  27. ola Flávio,minha esposa se escreveu no fies mas no ato da inscrição o nome dela só aparece de solteira,sendo que na receita já aparece o nome de casada, na entrevista exigiram a mudança do nome, mas no consigo faze-la sabe oque devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já finalizou a inscrição? Se ainda não finalizou há a opção de atualização de dados .

      Excluir
  28. Banco pediu para eu retornar para assinar o contrato , eu tenho restrição e optei pelo fundo garantidor sera que vão me barrar ainda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marllon, assinando com a garantia do fundo garantidor, não haverá nenhum problema.

      Excluir
  29. Fiz minha inscrição no fies, meu pai é meu fiador, só que minha mãe não tem CPF e ele e casado com ela no cartório, tive que colocar que ele é solteiro, isso vai me prejudicar e posso até perder o financiamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yara, o melhor a fazer é ir ao correio e cadastrar um CPF para sua mãe. No dia seguinte já se tem o número.
      Se ele é casado, não poderá assinar seu contrato como solteiro, isso é crime de falsidade ideológica.

      Excluir
  30. Boa noite Flavio! E o seguinte. eu fiz minha inscrição no fies, entreguei todos os meus documentos dentro do prazo estabelecido, e recebi a minha DRI. Fui ao banco, e quando a atendente entrou no sistema, o meu nome não constava no banco. ou seja, meu nome não estava cadastrado para a contratação do financiamento. Ela mandou eu esperar até a data limite, para ver se o meu nome aparecia. esperei. e nada. o prazo se venceu e meu nome não constava no banco. isso é possível? voce viu algum caso semelhante ao meu? depois fui na faculdade, e eles me disseram que eu tinha que fazer uma nova inscrição. esperando de 10 a 15 dias. eu queria te perguntar: são de 10 a 15 dias uteis ou não uteis? e esses dias uteis são contados a partir de que? do vencimento para eu comparecer a CPSA? ou do vencimento para eu comparecer ao banco? muuuito obrigado desde já. agradeço muito! Boa Noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Edvan,!

      -Isso já aconteceu outras vezes. O problema é no envio dos dados do sistema do MEC para o sistema do banco. Abra uma demanda no site www.fnde.gov.br explicando a situação.
      De outras vezes o FNDE prorrogou a validade em função desse problema, fique atento!
      -Quanto ao prazo para fazer nova inscrição, ele é de 15 dias corridos.

      Excluir
  31. olá flavio,1 pergunta:finalizei minha inscriçao no fies so que esqueçi de coloca a data do vencimento e tb troquei meu rg de sds por ssp tb por engano,como devo prosegui pos meu agendamento no fies e quinta 7 março?
    2 PERGUNTA: esqueço de coloca minha vó que morra com conosco sera que levando os documentos dela na hora eles deixam eu coloca-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manuela!
      Você pode pedir para a CPSA para reabrir a sua inscrição para correção, antes que seja emitido o DRI para levar ao banco.

      Excluir
  32. Bom dia Flávio!
    Compareci ao CPSA para apresentar os documentos, mas como sou veterana, segundo a faculdade devo esperar mais uma semana para fazer a contratação do Fies, só que, se eu esperar esse prazo estipulado pela faculdade, eu perco o prazo de comparecimentos estipulado pelo programa. Minha dúvida é: este procedimento é normal? Por que será que eles estão dando preferência para a contratação do Fies pelos calouros? será que corre o risco da faculdade ,depois, ficar sem recurso financeiros para a contratação pelos veteranos?
    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Sara!
      Exija o seu direito, informe a eles que tem prazo para comparecimento à CPSA. Você como veterana deveria ter privilégios, não ser discriminada. Passado o prazo de comparecimento você pode ter de fazer nova inscrição.

      Excluir
    2. Obrigada, Flavio!
      Voltei à faculdade e eles concluiram a minha contratação do Fies. Agora a minha dúvida é em relação ao banco (Caixa): Você sabe informar quais documentos o banco exige? eu optei pelo Fundo Garantidor e não tenho restrinções, sou tbm cliente da Caixa (mas tenho uns contratos de CDC com o banco). O banco faz uma série de exigências, como fez o CPSA da minha faculdade, ou é um processo mais tranquilo?
      Muito obrigada, sua ajuda é de enorme valor para todos nós. Deus te abençoe.

      Excluir
    3. Saramárcia, a documentação é:
      Identidade , CPF e Comprovante de residência.
      Se for casada: Identidade , CPF do Cônjuge e Certidão de casamento.
      Se for separada ou divorciada: Comprovação da separação ou divórcio.
      Levar original e cópia.
      Obrigado pelas bençãos!

      Excluir
  33. Boa noite Flávio Colares,
    fiz minha inscrição no fies com nome de solteira,pois os meus documentos,como RG ainda é de solteira,tem algum problema?? ja estou com a DRI em mãos e tenho q ir ao banco até o dia 14.04 2013.Posso ir em frente ou tem algum problema??

    desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marize, vai depender de como colocou o estado civil na inscrição. Se colocou como casada pode ser que o banco solicite a alteração do nome no cadastro do CPF. Isso depende de cada agência. Se não tem como alterar, não fale nada até ser questionada pela agência.

      Excluir
  34. bom dia flávio,

    Gostaria de lhe perguntar se tem jeito de mudar o tipo de finança do Fies durante a formação do curso (3º período. pois não tenho como continuar com a comprovação via fiador..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo!

      Não há possibilidade de mudar o tipo de fiança depois de assinado o contrato.

      Excluir
  35. Flávio estou cursando o 3º período de enfermagem e queria mudar o tipo de finança do meu FIES.. isto é possível fazer atráves do decore?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, o que tem a ver o decore? Não entendi bem a pergunta.

      Excluir
  36. Prezado Flavio, boa tarde!

    Meu caso é meio impar. Tenho o FIES e fiador, com renda de 2.038,90 declarada no ato do contrato, sem saber que isso afetaria em algo, peguei mais créditos esse semestre, o que onerou o valor da mensalidade para 1.090,23. Resultado, a renda do fiador não é 2x o valor da mensalidade, o SISFIES abriu o aditamento para revisão. Resumindo não será simplificado, pois a renda do fiador não cobre a mensalidade nesse valor.

    No caso em tela minha tragédia é que o fiador não possui mais renda, e foi um colega de trabalho que me auxiliou na época, ambos somos servidores públicos, a única renda dele é essa. Embora a diferença seja pouca 140,00 mais ou menos, o SISFIES pede essa revisão. O que fazer?

    Posso incluir novos fiadores, pelo que vi, desde que ganhem um salário mínimo, a diferença seria coberta. Nesse caso, se incluísse mais um fiador, o fiador antigo teria que ir ao banco?

    Meu maior problema será convencer esse fiador antigo a comparecer ao banco, e explicar a situação, ele pensará que contratei mais financiamento sem sua autorização, e que está se comprometendo ainda mais, o que seria desgastante, e nem sei se ele iria, pois após a assinatura do contrato, seu cônjuge ainda fez criticas por ter me fiado, isso é natural, não por inadimplência da minha parte, mas por assumir o risco.

    Minhas questões em resumo são.

    Se incluir um novo fiador para cobrir essa diferença, o ADITAMENTO È NÂO SIMPLIFICADO, nesse caso, o fiador inicial e cônjuge terão que comparecer a instituição bancária?

    É possível que eu negocie junto a instituição um desconto de pelo menos 15% na mensalidade, de forma que alterem os dados no sistema, não excedendo a renda do meu fiador?

    Estou meio sem saída, muito preocupado com tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adenilson!
      O que pode ser tentando( não sei se dará certo) é o seguinte:
      Se a CPSA já disponibilizou o aditamento com o valor maior e você ainda não validou, o que pode fazer é não validar dentro do prazo para que tem para a validação, Assim o aditamento será cancelado por decurso de prazo do estudante.
      Depois de vencer o prazo, peça para a CPSA dar nova entrada no seu aditamento com o valor menor e fale que cobrirá o restante.
      Pode ser que neste caso o Aditamento seja Simplificado.

      Caso o aditamento seja Não Simplificado, todos os fiadores e seus respectivos cônjuges terão , obrigatoriamente, de assinar o contrato no banco.

      Boa sorte!

      Excluir
  37. Olá Flávio Colares, veja a minha situação: Sou bolsista do Prouni 50% e quis financiar a outra parte. Levei meus documentos a CPSA, contudo depois de ser comprovada a minha renda e toda a burocracia.. Não levei os documentos ao banco, devida à informação que me passaram; que caso eu cancelasse este fies num futuro próximo eu não teria como abrir outro nunca mais e que ele é exclusivo 1 vez apenas. Por saber que eu poderia reabri-lo caso precisa-se, por ter bolsa do proUni 50% deixei passar devido a vontade que tenho conquistar uma bolsa 100% na próxima seleção do Prouni. Entretanto minha situação financeira se desordenou, e eu estou necessitando do Fies agora, sendo que quando entro no site, consta a frase : “Aviso (M211) - Inscrição não concluída”. Gostaria muito de saber quando o site estará liberado para mim novamente ou o que eu posso fazer quanto a isto!
    Desde já completamente agradecido pela sua vontade ajudar o próximo, isso é lindo cara !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios Gabriel!
      O Bolsista Prouni tem direito, a qualquer tempo, do financiamento dos outros 50% pelo Fies. Muitas vezes, se você perde o prazo, a inscrição fica como não concluída, mas mesmo assim a CPSA pode reabrir a sua inscrição e gerar novo DRI. Você procurou a CPSA depois disso para verificar se ela pode gerar novo DRI?
      Já se passaram mais de 15 dias depois do prazo de comparecimento ao banco?
      Muitas vezes por ser do Prouni o sistema não atualiza a data.

      Se ao final de tudo não conseguir, abra uma demanda no site WWW.fnde.gov.br e explique a situação.

      Excluir
  38. Olá Flávio, boa tarde.
    Surgiu uma dúvida: Estou com toda documentação ok e fui liberado p/ ir ao BB. Só que o cônjuge de um dos meus fiadores tem restrição cadastral no SCPC. Isso poderá impedir o financiamento? Aguardo retorno caro amigo dos estudantes universitários!!! Se possível no meu e-mail: marcelopvjo@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo, A possível restrição cadastral do cônjuge do fiador não deve ser levada em conta para a contratação e os aditamentos do Fies, embora erroneamente algumas agências bancárias o façam. Infelizmente o MEC não toma partido nesses casos. O normal é que não seja pesquisado. O jeito é verificar com a sua agência.

      Excluir
  39. Boa noite Flávio, eu possuo o Fies, minha faculdade não exigiu um fiador de mim, quero saber se posso ser fiadora da minha amiga comprovando renda que a faculdade dela exige..obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fernanda!
      O beneficiário do Fies não pode ser fiador de outro contrato.

      Excluir
  40. Bom dia Flavio, eu estou em processo de entrega de documentação na caixa, mas meu fiador é casado e seu cônjuge está com o nome sujo. será que vai haver algum problema ou impedimento na concretização do financiamento? fico grato pela sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Wjardeson!

      A restrição do cônjuge não pode ser levada em conta para a contratação ou renovação do Fies, somente a do fiador.

      Excluir
  41. Flavio fis o fiz o fies so que quando foi passa meus dados para o computador o sistema estava ruim e nao foi, o que faço para nao perde o fies nesse semetre? se nao conseguir tenho que pagar o semestre todo? pois deixei inaberto ( sem pagar ) estou muito preocupada pois nao tenho como pagar o valor todo do semestre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, não entendi o que realmente aconteceu. Você está fazendo a inscrição ou a renovação do Fies? Que computador deu problema?

      Excluir
  42. Olá...gostaria de saber se é tambem necessária a assinatura do conjuguê da pessoa que vai ser meu fiador,pois eles são casados.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a assinatura do cônjuge é obrigatória em qualquer tipo de fiança.

      Excluir
  43. Ola, eu fiz tudo e fui no banco assimnar ,na hora o conjugue da,minha fiadora tinha que assinar e n pode , tive que mudar o fiador no site porem.meu prazo era ate dia 17 e o site n me permite mudar? Qndo posso mudar? O que faço? Me ajuuudeee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriella, se o prazo é até dia 17 não dá para a fiadora e seu cônjuge assinarem ou passarem procuração pública? Você viu o banco se eles aceitam novo fiador sem a necessidade de alterar o DRI?

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.