Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Como imprimir o boleto do Fies

Uma das principais obrigações do estudante do Fies durante o período de utilização e de carência é o pagamento de parcelas trimestrais de parte dos juros limitados a até R$ 50,00.
Os boletos devem ser pagos nos meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro, sempre no mesmo dia escolhido na assinatura do contrato (05,10,15, 20 ou 25).
Após o final da carência, o valor a ser pago passa a ser mensal.

Os estudantes que assinaram o contrato do Fies na Caixa, podem gerar e imprimir online o boleto pela internet, sem necessidade de ir à agência.
Mas atenção: os boletos só podem ser gerados de segunda à sexta no horário de 9 até 19 horas e só funciona se você utilizar o navegador Internet Explorer. 
O roteiro é muito simples.
É só clicar  no link:  https://www3.caixa.gov.br/fies/asp/Boleto/BoletoOnline2.asp
e inserir o CPF ou o número do contrato do estudante, sem pontos nem traços e inserir o código verificador (letras, que devem ser repetidas para poder entrar na tela de emissão do boleto.)


Se os dados estiverem todos corretos aparecerá então esta tela:
Nos lugares indicados com as setas pretas aparecerão o CPF ou Nº do contrato, o nome do Estudante  e o número do contrato( esses dados foram apagados nesta tela de demonstração para preservar o estudante que nos cedeu seus dados)

Caso deseje pagar no mesmo dia é só clicar em imprimir (seta verde à direita) para que o boleto seja gerado. Caso queira imprimir todos para pagamento no dia é só clicar em "Imprimir Todos"( seta verde à esquerda)

Caso queira pagar em uma data posterior( até no máximo 30 dias) insira a data (que não pode ser sábado, domingo ou feriado) e depois  aperte recalcular( setas vermelhas) e depois imprima o boleto.
No caso de data posterior os boletos terão de ser  emitidos um a um.

Reforçando : os boletos só podem ser gerados de segunda à sexta no horário de 9 até 19 horas e só funciona se você utilizar o navegador Internet Explorer. 

Atenção: Caso o sistema gere o código de erro 1077, significa que o sistema da Caixa está fora do ar. Neste caso terá de tentar mais tarde ou ir pessoalmente a uma agência da Caixa.

Para fazer o download gratuito das músicas deste blog, entre no endereço abaixo:
http://www.reverbnation.com/flaviocolares
*As dúvidas também podem ser esclarecidas no grupo " Tudo sobre Fies" no Facebook: https://www.facebook.com/groups/503103603077760/

19 comentários:

  1. ola pessoal. me mudei de residencia e so me entregaram hoje o boleto que venceu no dia 05 de dezembro!! tenho de modificar o endereço... no boleto diz que pagarei multa e comissao por permanecia.. alguem sabe +- o valor dessas multas????

    obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Haline!

      Se você ainda estiver estudando o que paga é só a multa de 2% do valor do boleto, no máximo 1 real.

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber se preciso fazer o cadastro site para conseguir a 2º via do boleto, e se sim onde posso conseguir o nº do contrato, já que não tenho o contrato em mãos. Existe algum outro jeito de conseguir a 2º via do boleto sem utilizar o nº do contrato? Ou de obter novamente o nº desse contrato?!

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camyla!

      Você pode obter a 2ª via do boleto utilizando o CPF. Lembrando que este serviço só funciona de segunda a sexta de 7 às 19 horas.

      Excluir
  3. Flávio, foi efetuado minha contratação em fevereiro, mas isso se refere ao 1º semestre. não é? Sendo assim, meu boleto deveria chegar em março? Até agora nada chegou e quando vou no site da caixa, aparece a mensagem de que não há extrato. Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  4. Thales, isso vai depender do dia em que fez a contratação e do dia escolhido para o vencimento, pois tem de haver um prazo mínimo de 30 dias para a emissão da parcela trimestral. Por exemplo: se fez a contratação no dia 15 de Fevereiro e escolheu a data para pagamento como dia 10, a primeira parcela trimestral virá somente em Junho. Se tivesse escolhido dia 20 ela viria em Março.
    Na sua simulação constam as datas de pagamento das parcelas trimestrais, dê uma olhada nela.

    ResponderExcluir
  5. oh flavio, acabei de dá uma olhada e consta assim: eu fiz o contraro em fevereiro e escolhi o vencimento p dia 5, entao ficou 05/04, 05/05, e em frente do 05/06 tem um número (1), isso significa que começo pagar em junho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thales, é exatamente assim mesmo, você começará a pagar a partir de Junho. Os números seguintes, 2,3,4... são as próximas parcelas que terá até o final.

      Excluir
  6. Obrigado, grande Flávio! um abraço

    ResponderExcluir
  7. Ooi, to com uma duvida. Eu fiz o FIES pelo banco do brasil, é o mesmo sistema? eu entrando no site estará lá? Ou vai chegar pelo correio?
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fies é o mesmo, fazendo na Caixa ou no BB. Não entendi essa perguntas, "entrando no site estará lá? Ou vai chegar pelo correio? "

      Excluir
  8. ola, mudei de residencia e nao atentei de mudar meus dados cadastrais na caixa, com isso nao recebi os boletos pra pagar as trimestrais, dei uma verificada e notei que estou com uma em atraso e uma prestes a vencer, vi que voce ja ensinou como devo fazer pra gerar os boletos sem precisar ir ao banco, mas minha duvida é a seguinte, se eu pagar agora sera que vou me prejudicar ao tentar renovar meu financiamento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário, o boleto do Fies em atraso pode ser um motivo para que o aditamento seja Não Simplificado, além de poder ter seu nome incluído na Serasa e SPC. Mas se estiverem em dia no período do aditamento não haverá problema em função de atrasos anteriores.

      Excluir
  9. Quando entro no site para imprimir minha boleta trimestral aparece que o certificado do site é invalido. Pode me ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, o site tem de ser acessado somente pelo Internet Explorer, ok? às vezes aparece essa mensagem, mas se o site é confiável você pode acessar.

      Excluir
  10. Olá Flávio, eu financiei minha facul e já passou um semestre e nenhum boleto chegou na minha residência. Meu banco é o Banco do Brasil. Infelizmente não tenho ideia do que fazer a não ser ir na agência porém é muita dor de cabeça. Não sei se é algum problema do banco ou se esses boletos irão vir no próximo semestre.... Me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se já passou um semestre já deveria ter pago pelo menos um boleto. Você tem de verificar no banco. Na simulação, que vem junto com o seu contrato, constam as datas de vencimento dos boletos, dê uma olhada , ok?

      Excluir
    2. estou na mesma situação, fiz meu financiamento final de maio. E até agora estou no aguardo do boleto, minha preferência foi o pagamento para o dia 10 de cada mês de vencimento, que fica agora para o dia 10 de julho, e até agora nada de chegar boleto.

      Excluir
    3. Denis, o seu primeiro boleto vencerá em Setembro. Veja na simulação que vem junto com o seu contrato, ok?

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.