Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Suspensão do Fies - Dúvidas


Todo estudante beneficiário do Fies tem direito a fazer a Suspensão (trancamento) do Fies.
Esta suspensão só pode ser feita uma única vez e por até dois semestres consecutivos. Caso a CPSA (Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento) da faculdade autorize, pode ser feita a prorrogação da suspensão por mais um semestre, ou seja, pode-se no máximo ficar com o contrato suspenso por 3(três) semestres consecutivos.
Desde o 2º semestre de 2013 todas as suspensões são feitas no site http://sisfiesportal.mec.gov.br/, inclusive os anteriores a 2010, que antes eram feitas no sistema da Caixa. A suspensão é feita exclusivamente online, sem a necessidade de finalização no banco.

O procedimento para a Suspensão de todos os contratos é o seguinte:

1) O estudante solicita no site  http://sisfiesportal.mec.gov.br/ a suspensão , através do módulo de aditamento, e avisa para a CPSA sobre esse pedido.
2) A CPSA tem de validar a suspensão em até 5 dias.
3) Caso não seja validada a suspensão dentro do prazo, o processo terá de ser novamente iniciado.

Abaixo algumas das principais dúvidas sobre a Suspensão do Fies:

1) Fiz o trancamento do meu curso na faculdade, preciso fazer a Suspensão?
Sim. É obrigatório fazer a Suspensão. A suspensão é feita online, sem a necessidade de ir ao banco.

2) Fiz a Suspensão por apenas um semestre e retornei, posso fazer a Suspensão por mais um semestre?
Não. A Suspensão e a Prorrogação da Suspensão só podem ser feitas uma única vez e de forma consecutiva.

3) Fiz o aditamento do semestre e pretendo agora fazer a suspensão deste mesmo semestre, é possível?
Sim. Porém a suspensão parcial só valerá a partir do mês seguinte ao da assinatura da Suspensão, devendo ser solicitada até o dia 15, de Janeiro a Maio e de Julho a Novembro. Por exemplo: se assinou em Maio ela só valerá a partir de Junho, por exemplo.

4) Estudei por alguns meses e passou do prazo de fazer o aditamento do semestre, como proceder neste caso?
Neste caso, você terá de fazer a Suspensão de todo o semestre. Mas lembre-se, nenhum valor será repassado à faculdade. Então você terá de arcar com o valor integral dos meses em que estudou.

5) Estou com o Fies suspenso, preciso pagar as parcelas trimestrais deste semestre?
Sim. As parcelas trimestrais tem relação com o valor já liberado, com a dívida, e independem de que o estudante esteja ou não estudando naquele semestre. É pago uma parte dos juros, limitado a no máximo, R$ 50,00.









*As dúvidas também podem ser esclarecidas no grupo " Tudo sobre Fies" no Facebook: https://www.facebook.com/groups/503103603077760/

201 comentários:

  1. Flavio, bom dia!
    Hoje vc vai ler uma coisa diferente. Não é nenhuma pergunta, mas uma mensagem de agradecimento que faço ou digo: em nome também de tantas pessoas que eu vejo escrevendo p/ vc e com gentileza vc responde à todas elas. Você poderia fazer qualquer outra coisa, mas se dedica ter um tempo p/ ajudar as pessoas, que em uma hora de necessidade precisa de uma orientação (socoroooo rsrs). Na vida o que fazemos de bom, boas coisas vamos receber, e certamente o que vc faz com certeza vc ira colher ou seja BENÇÃOS SEM MEDIDAS. Também diz que na Terra a anjos nos protegendo e vc
    com certeza é um deles, pois o que vc faz não tem preço OK!
    Obrigada.
    Maria José/Diego/Leila. DESEJAMOS BOM NATAL E UM 2013 ABENÇOADO AMIGO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigos!

      Fiquei muito feliz com essa demonstração de carinho de vocês! Palavras assim é quenos fazem sentir que estamos no caminho certo.
      Quando comecei este blog, não achei que ele iria tomar a dimensão que ele tomou;as horas diárias que me dedico a responder e a escrever valem a pena por estar ajudando a quem precisa de uma orientação.
      Só estou compartilhando com milhares de outras pessoas, e isso já é muito gratificante.
      Se todos fizerem a sua parte o mundo será muito, muito melhor...
      Obrigado pelas bençãos e pelo carinho!

      Um grande natal e um 2013 maravilhoso para vocês meus amigos, Maria José, Diego e Leila. Se tiverem Facebook me adicionem, ok?

      Abraços!

      P.S.: Não sou anjo... rsrsrs


      Excluir
  2. boa noite Flavio,minha situação é o seguinte,eu assinei o contrato do fies 100% em uma faculdade chamada uniesp cujo promete gratuidade no curso assumindo o valor total porem é necessario que estude no periodo matutino,o contrato tem q ser assinado a cada seis meses porem eu só assinei do primeiro mes e cursei um mes apenas fui a faculdade e falei que retornaria no proximo semestre sendo assim eles cancelaram internamente porem nao o fies em si,mas eu nao quero retorna pra essa facul queria suspender esse fies porque nao confio nessa promessa de faculdade de graça,mesmo se eu entra com advogado eu vou perder e terei que pagar os 6 meses de mensalidade com o valor referente ao meu curso pro banco?espero que entenda esse rolo e possa me ajudar...obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary!

      Você assinou o contrato quando? para este semestre ou para o semestre passado?

      Excluir
    2. Assinei no começo do ano passado 1°semestre do ano de 2012.

      Excluir
  3. Bom dia.
    Meu nome é Heitor e reprovei 3 cadeiras no primeiro semestre e no segundo 4 cadeiras e o entra no site do fies apareceu dizendo que meu fies foi rejeitado pela CPSA. Mais chegou os comprovante de pagamento da faculdade desse 3 semestre e renovação de matriculas todas com o valor de 0,00 reais. queria saber o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heitor, se a faculdade lançou no sistema que seu aproveitamento foi insatisfatório, infelizmente você não terá mais direito ao Fies. A questão dos valores você tem de se informar com o financeiro da faculdade.

      Excluir
    2. Flavio, minha situação é a mesma, porém, fui reprovado no semestre anterior, mesmo assim a faculdade colocou meu aproveitamento satisfatório. Corro risco de perder o fies?

      Excluir
    3. Marcus, se a faculdade lançou como satisfatório, você não corre o risco de perder o Fies.

      Excluir
  4. Flavio teria como eu não fazer a suspensão, ja que feito isso eu terei que pagar as mensalidades do semestre suspenso?Estou com uma divida de antes do financiamento e por conta da dificuldade e negociar eu vou transferir de faculdade.
    Eu quero saber se posso somente transferir sem suspender e o fies pagar normalmente as mensalidades do semestre?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, Não sei qual a sua real situação no momento,, mas você pode transferir sem fazer a suspensão sim, caso tenha aditado no semestre anterior.

      Excluir
  5. Olá, boa noite.
    Li a seguinte informação no site do FIES: "Na transferência integral, o desligamento do estudante do curso ou da instituição de ensino de origem da transferência deverá ocorrer nos meses de junho ou dezembro do semestre cursado ou suspenso."

    Isso procede? Não posso efetuar minha transferencia hoje só pq estamos já em fevereiro? (transferencia de instituição, mesmo curso)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Boa noite,Tatiana!

      Você poderá fazer a sua transferência até 31/03/2013 , ok?.

      Se essa informação ainda está no site, está defasada.
      A Portaria Normativa 25 de 22/12/2011 .foi alterada em 22/11/2012 pela Portaria Normativa 23, e tem agora a seguinte redação:"

      § 2º A transferência integral de curso ou de instituição de ensino poderá
      ser solicitada pelo estudante a partir do primeiro dia do último mês do semestre cursado
      ou suspenso na instituição de ensino de origem até o último dia do primeiro trimestre do
      semestre de referência da transferência." (N.R.) (Alterado pela Portaria Normativa nº 23, de 22 de novembro de 2012).

      Grande abraço!

      Excluir
  6. Olá, Boa Tarde, gostaria de saber se consigo fazer o financiamento para universidade pública, sei que o programa é apenas para universidades particulares, porém, o curso que eu vou fazer é período integral, e gostaria de fazer o financiamento pelo menos para o primeiro ano. Posso fazer o financiamento de qualquer valor?
    Obrigado pela sua atenção, fico aguardando respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati! O Fies é um financiamento exclusivamente para o pagamento de mensalidades de faculdades particulares. Nas públicas não há pagamento de mensalidades.

      Excluir
  7. Boa tarde, Flávio.

    Minha duvida e o seguinte, já fiz um curso de graduação em matemática ( mas não foi com FIES) agora, e vou fazer o curso de graduação em engenharia elétrica e vou aptar pelo FIES. Vou pedir dispensa de algumas matérias pois são comuns no dois cursos, pela grade curricular são pelo menos dez matérias eliminadas, então são dois semestres a menos mas não tenho certeza se vão ser dois semestre a mais ou a menos. Mas a faculdade está ainda no processo de dispensa destas matéria. Eu já fiz a inscrição no site do FIES para o processo de financiamento pois existem poucas vagas para o financiamento, como eu não sei ao certo quantos semestre vou ter dispensa eu coloquei no site que já concluir dois semestre. Sei que o certo seria esperar o resultado das dispensa de matérias mas eu não tenho tempo pois as vagas estão limitadas no FIES. Como eu procedo neste caso? Coloco no fies que concluir semestres ou coloco que não concluir nenhum semestre. O CPSA vai abrir novamente meu cadastro para alteração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Aroldo!
      Você terá de colocar que é ingressante, (zero) semestre concluído, Caso, no futuro seja dispensado de algum semestre poderá fazer o encerramento antecipado. Você só paga o Fies sobre o que é efetivamente contratado e aditado.

      Excluir
  8. Em 2011 fui informada que tinha perdido o fies por um erro da faculdade,em 2012 entraram em contato e informaram que poderia parar de pagar as mensalidades e pedir a suspensão do ano de 2011 e aditar o ano de 2012,fui ao CPSA e fiz a suspenção do 1 semestre de 2011,so que no sistema não esta aparecendo o 2 semestre de 2011 pra que eu possa suspender ,minha preocupação e que tive que assinar um termo da faculdade que ate dia 31 de março eu preciso normalizar minha situação ,ou seja suspender o 2 semestre de 2011 e aditar o ano de 2012 se não vou ter que pagar as mensalidades que não foi repassado para a faculdade,não quero parar de estudar e agora não estou com condição de pagar a faculdade no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, para que eu possa me inteirar da situação preciso saber de algumas coisas:
      Quando assinou o contrato inicial do Fies?
      Qual o último aditamento que consta como aditado no sistema do Fies?

      Excluir
  9. Flávio, solicitei o FIES no Centro Universitário Estácio do Ceará. Recebi o DRI dia 05/02/2013 e me deram o prazo
    do dia 08/02 até 18/02/2013 para comparecer ao banco. Então no dia 15/02/2013 fui até a caixa econômica
    federal da Parangaba-Ce e quando o rapaz foi entrar no sistema com o meu CPF, não estava constando meu contrato.
    Ele disse que a faculdade não atualizou. Sendo que eu tenho o prazo até o dia 18/02 (segunda feira) para pegar
    essa documentação na caixa. Não sei o que fazer, liguei para o MEC (0800 616161), a moça me deu o protocolo e disse
    para esperar. Bem, se essa confirmação não chegar no meu email até segunda, o que eu devo fazer? Vou perder o
    Limite de crédito na faculdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, isso acontece porque houve problema no envio dos dados do MEC para a Caixa. Eu a aconselho a ir à Caixa no dia 18/02 e verificar se já está constando seu nome no sistema da Caixa. Abra uma demanda no site www.fnde.gov.br caso ainda não conste, para se resguardar.

      Excluir
  10. b dia. solicitei o trancamento da matrícula em setembro de 2012. foi deferida. eu já havia assinado ao aditamento do fies referente ao 2°/2012. a instituição tem que me devolver os valores referente a novembro e dezembro de 2012?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu entendimento sim, José. Pois na época o sistema do Fies ainda não disponibilizava a opção de Suspensão.

      Excluir
  11. Eu estou pensando em fazer transferencia externa para uma faculdade pública.Caso eu tranque a minha faculdade particular financiada pelo fies, eu terei que pagar todos os semestres da faculdade, mesmo tendo cursado apenas dois semestre ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você terá de pagar somente o que foi efetivamente utilizado, ou seja, os 2 semestres.

      Excluir
  12. Olá Flavio.

    Eu sou fiador de um contrato e a pessoa fez o primeiro semestre e não fez o aditamento pois trancou a matrícula. Sei que não posso deixar de ser fiador sem requerimento do próprio aluno porém quanto tempo o contrato fica em "standy by" sob essa "tranca" da matrícula? Se ela quiser destrancar a matrícula o fies será reativado normalmente? No caso de acabar o tempo dentro dessa tranca o que acontece com o contrato? No caso só teria que arcar com o primeiro semestre que foi completado?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denis! Enquanto você não for substituído continuará a ser fiador. Se ela não fez algum aditamento, terá de fazer a Suspensão do contrato, assim o aditamento será Não Simplificado. Nesse caso você terá de assiná-lo, caso queira é claro, no banco.
      Se o Fies está suspenso e você não assinar mais nada, só será fiador do que foi liberado até a suspensão.

      Excluir
  13. bom dia se eu quitar o meu fies eu poço fazer outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, o Fies é concedido uma única vez. Mesmo que faça a quitação total não conseguirá um novo Fies.

      Excluir
  14. Ola Flávio Colares,Me tire uma duvida, eu fiz o fies no ano passado 2012.2 pra enfermagem só que agora 2013.1 eu mudei de curso p administração (transferência) estou cursando , mas eu não estou gostando do curso to querendo no final do semestre 2013.2 mudar voltar a fazer o curso de antes que é enfermagem.Então, posso fazer essa mudança no fies no final do semestre ? porem ta no meu prazo ainda vai fazer 1 ano que fiz o fies.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juciara, se já fez a transferência de curso no Fies não há como retornar para o curso antifo, seria uma segunda transferência, e só é permitida uma única.

      Excluir
  15. Boa tarde Flávio, estou devendo matéria na faculdade, isso implica na hora de se inscrever no fies?

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Danillo!

    Isso não tem influência, desde que você esteja regularmente matriculado.

    ResponderExcluir
  17. Flavio,

    Tenho um contrato de FIES do qual realizei a suspensão para o segundo semestre de 2010, no entanto essa suspensão foi feita na Caixa e eu não voltei a estudar, ou seja a matricula ficou trancada. Porém ainda recebo os boletos para pagamento e agora já estou pagamento as parcelas do financiamento, mas quando fui na faculdade para voltar a estudar eles falaram que não está tendo repasse para eles e no telefone do Fies eles falam que não está ocorrendo os pagamentos. Como pode ser feito para resolver isso? Você pode me auxiliar? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, se você suspendeu o contrato os repasses não são mais feitos para a faculdade. Só há repasse caso seja feito o aditamento. O valor das parcelas trimestrais se refere a, parte dos juros, limitados ao valor máximo de R$50,00. Após determinado tempo sem aditamento o contrato é encerrado e você deve começar a pagar as amortizações juntamente com os juros integrais mensalmente.

      Excluir
  18. OI boa Noite, Flavio estou passando por uma situação muito estranha com meu financiamento, eu nao tive o devido aproveitamento de 75%, por 2 vezes consecutivas que automaticamente meu contrato seria encerrado, porem isso so foi visto pela faculdade apos eu cursar um semestre inteiro como bolsista, resumo hoje estou com uma divida de um semestre inteiro e impedida de retomar meus estudos, porem qdo entro no Sisfies eu tenho so o motivo da rejeição, mas tenho o direito de aditar ele novamente , transferir, e suspender e encerrar , preciso de ajuda por favor!!! meu email é evelainefdosreis@gmail.com, eu to desesperada ja pois nao sei o que fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evelaine
      Para fazer o aditamento a faculdade tem de iniciar o processo. Caso ela tenha colocado no sistema o seu aproveitamento insatisfatório, sem justificativa, você não conseguirá aditá-lo. Você verificou com a sua faculdade se há possibilidade de continuar com o Fies? Se ela já informou no sistema, o aproveitamento insatisfatório, não haverá essa possibilidade.

      Excluir
  19. boa noite estou muito preucupada assinei o contrato do fies queria cancela não cheguei levar a copia do contrato na faculdade como cancela.como proceder entrei em uma fria emorme assinei o contrato dia,07/03/2013 vou pagar alguma coisa ou so os juros. obrigada desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia!
      O fato de não ter levado o contrato na faculdade é irrelevante, você assinou o contrato e os valores serão liberados para a faculdade neste semestre. O que pode fazer?
      Você pode solicitar no sistema o encerramento do contrato do Fies, de acordo com a opção que melhor lhe convier, veja o posto “Encerramento do Fies”, neste blog.
      Mas lembre-se: uma vez que fizer o encerramento nunca mais poderá ter direito ao Fies, mesmo quitando todo o valor do saldo devedor.
      Mesmo encerrando o contrato neste mês, serão liberados para a faculdade os 3 primeiros meses do ano. O encerramento só tem efeito a partir do mês seguinte ao do pedido. Se não estudou todos os 3 meses, deverá pedir o ressarcimento junto à faculdade.

      Excluir
  20. Bom dia Flavio , fiz minha inscrição no Fies para o Curso de Direito na Universidade Estácio de Sá 01/2013 , já realizei a matrícula , estou assistindo ás aulas porém ainda não fui ao Banco do Brasil para finalizar o processo, o prazo começa hoje dia 07/03/2013 até 18/03/2013. Estou meio indeciso se realmente vou continuar na batalha ou vou desistir do Curso, além disso estou preocupado com os juros cobrados e na verdade Flavio estou desempregado há 5 meses com a cabeça atormentada, desanimado e ao mesmo tempo sei que preciso me qualificar fiz a inscrição no Fies meio que para mostrar para a familia que estou buscando algo interessante para a minha vida profissional, mas não é imediato e venho pensando em focar em estudos para concurso público por isso gostaria de saber se caso eu desista basta eu não ir até o agente financeiro(Banco)para gerar o status de cancelamento automático??
    Caso positivo também terei que cancelar a minha matrícula na instituição certo?
    E caso tem interesse em outro curso posso mudar ?
    E para finalizar gostaria de saber se poderei fazer o Fies depois?
    Peço desculpa por ter quase escrito um livro, mas amigão estou totalmente perdido com 33 anos e venho me questionado muito. Abraço e desde já lhe agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Vagner!
      Caso não compareça ao banco no período, a sua inscrição será cancelada de forma automática.
      Se está em dúvida sobre qual caminho a seguir, o melhor é refletir bem . Nunca é bom tomar atitudes movidas a pressão de outras pessoas. Talvez seus familiares nem tenham essa visão que você acha que eles tem. Qyem sabe conversando com eles não ache a melhor solução?
      Se não assinar o contrato no banco, você poderá fazer outro contrato em outro curso e outra instituição ou até mesmo na mesma IES.

      Excluir
  21. Olá Flavio. Meu Fies é 100%, faço Fisioterapia e infelizmente acabei reprovando 5 cadeiras de 6. O que irá acontecer com Fies? como posso saber se foi/vai ser suspenso? Estou preocupado. Até pq já iniciei o 2° periodo na faculdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CPSA da sua faculdade poderá autorizar, mediante justificativa, o aproveitamento insatisfatório, por uma única vez. Consulte a sua CPSA.

      Excluir
  22. Olá Flávio, tenho a seguinte situação, eu fiz a solicitação do FIES para estudar em 2011/2 na Faculdade essa solicitação ficou toda pronta em 2011/1, nesse período passei (entre um semestre e outro)em uma faculdade pública, desde então tenho tentado via BB, CPSA cancelar meu contrato o que foi prontamente atendido por ambos, porém débitos de juros ocorreram na minha conta e por diversas vezes comuniquei o FIES a respeito dessa situação, ou seja eu fiz o contrato mas não estudei sequer 1 dia em 2011/2 na instituição que solicitei o FIES, pois já estava matriculado em faculdade pública, pois mesmo o dinheiro ter sido repassado a faculdade, como posso ser cobrado de um serviço que não utileizei ?? Peço sua opinião.

    Grato !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo. Desde que o contrato tenha sido assinado ele só pode ser encerrado via site e posteriormente confirmado por você , assinado o temo de encerramento no banco, gerando efeitos somente a partir do mês seguinte a assinatura do Termo de Encerramento.

      Excluir
  23. Olá Flávio, fiz contrato com o fies no semestre de 2012.1, cursei o semestre completo e no curto recesso entre 2012.1 e 2012.2 viajei e por motivos de saúde fiquei fora por 2 meses e meio, perdi o aditamento de 2012.2 e também o semestre. Esperei iniciar o semestre de 2013.1 para suspender o semestre de 2012.2 e fiz, porém o status está como "recebido pelo banco". O CPSA me disse que eu teria que esperar o status da suspensão mudar e a liberação do aditamento de 2013.1 para que eu possa dar continuidade aos estudos. Mas desde o dia do aditamento o status não muda, e jpa faz mais de 15 dias. Minhas auals já começaram já abri demanda no site do FNDE mas o erro "(M269) - Entre em contato com a CPSA para agilizar a solicitação do seu aditamento" persiste e só tenho até o final do mês para fazer a renovação. E aí, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alonso esse é um problema do sistema do Fies , até agora sem solução. Abra uma demanda no site WWW.fnde.gov.br para se resguardar e poder recorrer, caso ele não seja solucionado até o final do prazo.
      Provavelmente o aditamento será novamente prorrogado.

      Excluir
  24. Tenho contrato com Fies, mas passei para uma universidade federal e não tenho mais interesse de continuar, porém quero o prazo mais longo até começar a pagar, o que devo fazer?
    Posso pedir suspensão do Fies e quando acabar o prazo pedir cancelamento irá entrar em carência normalmente;
    Ou pedir o cancelamento e começar a pagar quando acabar o prazo de carência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talles, você pode optar pelo encerramento antecipado na opção “Permanecer na fase de Utilização”. Leia o post específico sobre o encerramento neste blog.

      Excluir
  25. Boa tarde
    ja fiz o 2 semestre do meu curso atravez do fies, em cuiaba-mt, porem fiz a minha transferencia para uma instituição aqui em campo grande-ms, onde estou me residindo, porem ja fiz o aditamento e ja peguei o documento para levar ao banco, so ai agora vem o problema estou morando em campo grande - ms e la no documento esta a agencia aonde eu contratei a primira vez que é em cuiaba-mt,gostaria de saber o que devo fazer agora, posso fazer em uma agencia aqui em campo grande-ms, so que no documento esta outra agencia em cauiaba? por favor me ajudem tenho o prazo de ate dia 25/03/2013, estou muito preocupada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde !
      Não existe transferência de agência bancária no Fies. Neste semestre, você terá de fazer o aditamento na agência em Cuiabá onde fez a contratação. Você pode nomear um procurador por meio de procuração pública específica para o aditamento, caso não possa estar presente para assinar o aditamento.

      Excluir
  26. Flávio, Boa Noite. Por favor me ajude, pelo amor de Deus. Eu não obtive os 75% das disciplinas pois eu não sabia desta condição. Meus fies vai ser encerrado, a supervisora la me informou isso. Como eu vou pagar essa divida ao banco? depois de quanto tempo que eles começam a me cobrar? existe uma saída? esclareça as minhas duvidas porque há dias que eu não durmo preocupado. O que eu devo fazer? por favor me ajude, pelo amor de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite João!

      Se for a primeira vez que isto acontece a CPSA pode autorizar a continuidade do financiamento, caso ela queira fazer isso.
      Caso não queira ou já seja a segunda vez, você não poderá mais fazer os aditamentos e o contrato será encerrado.
      Mas fique tranquilo, mesmo que seja encerrado você não precisa começar a pagar o principal agora. Leia o post sobre o Encerramento do Fies, neste blog . Você pode escolher começar a pagar 18 meses após finalizar o curso, mesmo não mantendo o Fies.

      Excluir
  27. Fiávio, fiz o Fies e comecei a estudar em uma faculdade da Uniesp, comecei a estudar no dia 18 de Fevereiro de 2013, porém estou querendo cancelar o Fies por estar dando entrada na compra de um apartamento, pois o Fies compromete minha renda para financiar o imóvel, minha dúvida é, se cancelar agora no começo de Abril, terei que pagar o semestre todo, ou só o tempo em que estudei, desde já agradeço.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edvandro, se fizer o encerramento neste mês de março ele valerá a partir do mês de abril.
      Lembrando que se fizer o encerramento nunca mais poderá ter o Fies.
      Para não comprometer a renda na avaliação para o imóvel, o Fies deverá ser quitado.

      Excluir
  28. Flavio, eu posso trancar quantas materias eu precisar? ex: eu faço 5 mas vou ter que trancar 2 posso fazer isso a vontade? e fazendo tres materias nao poderei perder nenhuma certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, é bom fazer essa verificação com a CPSA de sua faculdade. Cada faculdade pode ter uma visão diferente sobre isso, não há nada regulamentado sobre isso.
      para manter o Fies você terá de ter aproveitamento mínimo de 75% do total das disciplinas. No caso de 3 disciplinas, você não poderá ter dependência em nenhuma.

      Excluir
  29. Oi Flávio!
    Entãoo, eu fiz o FIES, 100%, mas ocorreu um problema com a faculdade, que nao estava dando baixa nos meus boletos, e então me mandaram uma carta dizendo que eu iria pro SPCA, ou seja, negativação do meu nome. constrangida abandonei a faculdade, e isso ja tem 1 ano, pq comecei no inicio de 2012. Preciso trancar o FIES, pq nao sei se continua gerando!
    Como faço?

    /abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela!

      Se fez o contrato e não quitou a dívida, as parcelas trimestrais continuam sendo geradas. ´
      O melhor a fazer é verificar junto ao banco qual o seu saldo devedor, e as parcelas trimestrais que estão em atraso.

      Excluir
    2. Huum .. entendi, mas eu estou processando a faculdade e tudo! (sera que eles mesmo, não fizeram o trancamento?)
      Mas, ainda nao tranquei, disseram que era pra eu ir na faculdade trancar, e depois ir no site do fies e fazer o cancelamento. Essa informação procede?
      Entãoo, eu nao vou ter prazo, pra pagar essa divida do fies? é imediato?

      Abraço;*

      Excluir
    3. -A Faculdade não tem como fazer nenhuma movimentação do seu contrato junto ao banco.
      -Para encerrar o Fies você precisa solicitar esse encerramento no mesmo site onde fez a inscrição. Lembrando que, uma vez encerrado, nunca mais terá direito ao Fies.
      Em três das quatro opções de encerramento o valor será parcelado. Leia atentamente o post Encerramento no Fies, neste blog, para maiores esclarecimentos.
      Grande Abraço!

      Excluir
  30. Flávio, estou com uma dúvida no preenchimento do SisFies, ref. a transferência do 1º/2013. Estudei na IES de origem o 1º/2012, de janeiro a junho de 2012. O segundo semestre não estudei, porém só consegui fazer a suspensão do 2º/2012 em 04/01/2013, pois não tinha essa funcionalidade no sistema. Esta suspensão só foi contratada hoje, 12/04 (até então a suspensão estava em andamento pelo FNDE). Hoje já consigo fazer a transferência de curso/universidade pelo SisFies, porém quando tenho que informar a data de desligamento do curso de origem, que seria em 01/07/2012, o sistema dá a seguinte mensagem: (M223) - Data inválida. O desligamento do curso/IES de origem não pode ser anterior ou posterior ao último mês do semestre cursado. Pergunto: que data tenho que colocar então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto, esse problema é um erro do sistema. Por causa de erro todos os que fazem a suspensão e depois solicitam a transferência de faculdade não estão conseguindo fazer a transferência.
      Abra uma demanda no site www.fnde.gov.br.

      Excluir
    2. Mais um erro de sistema... assim como na suspensão... três meses para liberar. Obrigado Flávio, um abraço!

      Excluir
  31. Olá Flávio. Primeiramente parabenizo pelo Blog.

    Você saberia me dizer quando se faz a suspensão parcial eu pago o semestre inteiro? E os semestres que ficam suspensos eu pago também? E os valores são maiores do que se eu tivesse cancelado o FIES?

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      -Na suspensão parcial você paga pelas mensalidades até o mês da suspensão. A partir do mês seguinte não é liberado.
      Caso a suspensão seja de todo o semestre nenhum valor é liberado nesse semestre.
      -Os valores são maiores? Não entendi bem o que quis dizer.

      Excluir
    2. Quiz dizer se aumenta a dívida na opção de suspensão. Como ganhei bolsa eu necessito cancelar ou suspender o FIES e não sei qual seria a melhor forma em termos financeiros, pois o banco não me informa se já necessito pagar o que foi usado até agora, ou se esses valores serão pagos depois.

      Obrigada pela atenção
      Att

      Excluir
    3. Você paga o valor parcelado em 3 vezes o prazo de utilização acrescido de mais 12 meses de prazo.
      Se ganhou bolsa integral Prouni terá de fazer o encerramento. Leia o post sobre Encerramento neste blog, caso precise encerrar.
      Não há liberação de valor para os meses que estão suspensos.

      Excluir
  32. Olá,gostaria de saber se tem limite de cadeiras que posso cursar em um semestre. Gostaria de adiantar pra concluir meu curso mais rápido e possuo o fies. É possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço restrição quanto a isso, mas o melhor é consultar a sua faculdade.

      Excluir
  33. Você sabe dizer se uma pessoa que entrou na faculdade neste semestre de 2013.1 e não conseguiu aderir o FIES por não preencher os requisitos, pois não tinha feito o ENEM assim está fazendo este semestre. Então pergunto se quando fazer o próximo ENEM pode requerer ao FIES que as dividas atrasadas do semstre anterior sejam financiadas pelo programa. richarddireito_guitarr@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Richard, no Fies não são financiados semestres anteriores, somente do semestre de quando conseguir em diante.

      Excluir
  34. Bom dia
    preciso de ajuda pois o meu fies e de 2007 quando foi em 2011 por falta de comunicação faculdade fiz o aditamento atrasado pois a faculdade não aceitou nessa época estavo gravidez de risco então não poderia nem andar quando foi em 2012 liguei para a faculdade e me informou que tenho que pagar o semestre de 2011 então paguei e conclui o curso em dezembro quando foi em 2013 em janeiro liguei para a faculdade para fechar o fies e me informaram que fecha automático dai tudo bem e sempre via o boleto de 50,00 e no mes de março veio o boleto de 299,00 e não sei o que fazer e não assinei nada se eu podia pagar esse valor e para ajudar estou desempregada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Zilda!
      No seu caso o que poderá ser feito é uma renegociação. Na renegociação o valor mínimo da prestação é de R$ 100,00, porém o MEC demora algum tempo para autorizar a renegociação( um ou dois meses). Peço que leia o post sobre Renegociação do Fies, neste blog.

      Excluir
  35. Flávio, bom dia. Tenho uma dúvida: ao solicitar o aditamento de transferência integral de IES, não foi preciso informar novos valores da atual universidade. No meu curso anterior a mensalidade era de 1.195,00; minha atual universidade a mensalidade é 4.908,00. Com a transferência, como fica a diferença de valores? Eu tinha o FIES de 75% da mensalidade na IES de origem. O FIES será para a nova mensalidade, ou continuarei com o financiamento de 75% de 1.195,00? Não sei se fui claro... Obrigado! Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Gilberto!

      O percentual do financiamento não muda, é de 75% independentemente do valor da nova mensalidade.

      Excluir
    2. Flávio, terei 75% do novo valor (4.908,00)? E se eu quisesse por exemplo, passar de 75% para 100%, não tem como?

      Excluir
    3. Gilberto, você terá 75% do valor da mensalidade, seja qual for o valor da mensalidade. Depois de assinado o contrato não é permitido o aumento da porcentagem do Fies.

      Excluir
  36. Flavio, boa noite!
    Obrigado por esclarecer nossas dúvidas!

    Flavio, contratei o fies e estou no 1° semestre.
    Todavia, estou insatisfeito com o curso e quero suspender e transferir para outra faculdade.
    Na faculdade, me informaram que eu não poderia suspender no 1° semestre, só no 2°.

    Esta informação procede?
    Também gostaria de saber qual o caminho para suspender e o prazo.

    DESDE JÁ AGRADEÇO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sérjio!
      A Suspensão pode ser feita parcialmente sim, mas não sei se seria interessante fazê-la agora, pois só terá efeito a partir do mês seguinte, e como só pode ser feita até o dia 15, ela só teria efeito, no seu caso, para o mês de Junho.

      Excluir
  37. Flávio, bom dia. Finalmente consegui fazer a suspensão do 2º/2012 e transferência do 1º/2013. Só fiquei com uma dúvida ref. ao valor da semestralidade contratada, pois na assinatura do contrato o valor do semestre era de R$ 5.216. Com a transferência de IES, minha semestralidade vai para R$ 25.728 (por se tratar de um curso bem mais caro que o anterior). Meu financiamento é de 100%. O FIES passará a admitir a nova semestralidade? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cíntia!
      Certamente que sim Cintia. A porcentagem não se altera, independentemente do valor da mensalidade. O valor da semestralidade se adequará à nova mensalidade.

      Excluir
  38. Olá, Flávio. Minha dúvida sobre o FIES é a seguinte: fiz transferencia de faculdade de Salvador para Mato Grosso, p/ o mesmo curso, ja realizei o aditamento e curso normalmente a faculdade aqui em MT. Mas agora preciso voltar para Salvador. Posso transferir a faculdade novamente, para o mesmo curso? Dessa vez fazendo o aditamento para a de Salvador?

    Grata,
    Maiara Correia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara!
      Pode ser feito sem nenhum problema, desde que a faculdade de destino aceite a transferência. Mantendo o curso, podem ser feitas quantas transferência quantas forem necessárias.

      Excluir
    2. Olá, Flávio. Muito obrigada pelo esclarecimento.
      Muitas vezes tentamos tirar nossas dúvidas sobre o FIES pelo atendimento do 0800 do próprio Programa e não conseguimos, ou até mesmo nos passam informações contraditórias.
      Agradeço, mais uma vez, estou bem mais aliviada!

      Att,

      Maiara Correia.

      Excluir
  39. Boa noite Flávio, eu tenho fies 100% do curso de engenharia, só que não estou tendo tempo para as aulas devido aos trabalhos na empresa , mudança de localidade e tudo mais. Gostaria de saber se dá pra trancar o fies? Se der, depois quando eu tiver mais tempo, dá pra "reativar"? Quais são os procedimentos?

    Aguardo Resposta,

    Att.,

    Breno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Breno!

      Você pode suspender o Fies por até dois semestres consecutivos e, se a faculdade autorizar por mais um em sequencia, poderão ser até três semestres consecutivos. Após esse tempo você pode reativá-lo sem problema.

      Excluir
  40. Oii Flavio !

    Bom dia,eu tenho fies 100% mais quero trancar,não quero ficar mais nessa faculdade tem como eu trancar? e é verdade que se eu trancar eu pago 6 meses de curso sendo que só estou estudando um semestre? E como faço pra trancar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para Suspender entre no módulo de aditamento do site Sisfies portal( o mesmo da contratação) e escolha a opção Suspensão. Depois avise à sua CPSA para que ela valide a suspensão.
      A Suspensão terá validade a partir do mês seguinte, caso o aditamento ou a contratação tenha sido feito no semestre da suspensão.

      Excluir
  41. Ola boa tarde mina duvida é a seguinte usei o fies todo o ano de 2012 e tambem dos meses de janeiro a abril de 2013, e agora ganhei uma bolsa 100% de Direito pelo Prouni.... gostaria de saber se terei que pagar o que financiei pelo fies ou o governo cobre todo o debito.... e como se da a forma de pagamento caso este seja o caso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keemerson!
      Se ganhou a bolsa integral do Prouni você terá de fazer o encerramento. Ele terá validade a partir do mês seguinte ao do pedido de encerramento.
      Os valores até o mês do encerramento são devidos e serão parcelados em 3 vezes o prazo de utilização acrescido de mais 12 meses de prazo.

      Excluir
  42. Olá tenho uma duvida,fiz o aditamento do fies porem vou pedir a suspensão agora pois tive problemas com a minha rematricula,o meu fies é 60%queria saber se esse dinheiro é devolvido para o fies ou fica na faculdade ou até mesmo eu posso pegar ele,me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karol!

      O valor é repassado para a faculdade, não há como ser repassado diretamente para você.Somente a faculdade poderá lhe devolver algum valor recebido a mais.
      Se fizer a suspensão parcial ela só terá efeito a partir de Junho.

      Excluir
  43. Flavio, não sei se você pode me ajudar, mais vou tentar rs

    Contratos com status VENCIDOS no SISFIES ( MEU CASO )
    a faculdade abriu demanda no FNDE e até hoje está em analise.. foi em dezembro de 2012.
    Você acha que eu devo entrar com um processo contra o SISFIES ? ou tem algo melhor que eu possa fazer, desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, status vencido em relação a quê? Não está conseguindo fazer os aditamentos? Houve alguma resposta do FNDE? Fez algum aditamento? qual? referente a que semestre?

      Excluir
  44. Bom dia Flávio, o meu caso é o seguinte...
    Quero mudar de instituição e de curso, e esse já é meu terceiro semestre fazendo o curso de Eng. Civil, e a secretaria da minha faculdade me disse que depois de 18 meses não se pode mais mudar de curso, se realmente der pra eu mudar, daí eu queria saber o que devo fazer?
    Vou tentar me explicar melhor, curso o terceiro período de Eng. Civil na Unifev e queria fazer Eng. Mecânica na Unip, tem como eu mudar de instituição e curso agora nesse meio de ano, antes do aditamento do FIES para o segundo semestre de 2013? Se sim, o que devo fazer e onde devo ir, quem deve ir comigo?

    Flávio, muito obrigado :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gabriel!

      Se este é o seu 3º semestre com o Fies, terá de fazer a transferência sendo a portaria 25 de 22/11/2011: "A transferência integral de curso ou de instituição de ensino
      poderá ser solicitada pelo estudante a partir do primeiro dia do último mês do
      semestre cursado ou suspenso na instituição de ensino de origem até o último
      dia do primeiro trimestre do semestre de referência da transferência." (N.R.)

      Verifique agora a possibilidade de transferência para que e la possa ser realizada o mais breve possível, a partir de Junho. Lembre-se: a faculdade de destino não é obrigada a aceitá-lo com o Fies.

      Excluir
  45. Olá Flávio! Boa noite!

    Fiz o contrato do FIES 100% no dia 15/03/2013. Mas, no momento preciso mudar de cidade por questões pessoais. Se eu trancar a faculdade perderei o FIES? Pretendo voltar no proximo semestre e em alguma faculdade da cidade de destino. O que devo fazer? Terei que esperar acabar o semestre para poder me mudar? E para fazer transferencia para essa nova faculdade? Será o mesmo curso. Pode me ajudar? Não sei o que fazer.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Denise!

      Respondendo:
      Você não perde o Fies se trancar a faculdade.
      O que poderá fazer? Poderá fazer a suspensão ou deixar como está e transferir para uma nova faculdade no próximo semestre( não é permitido mudar de faculdade já tendo iniciado o semestre em outra) .
      A transferência está disponível de Junho até o final de Setembro e é feita usando o módulo de aditamento no mesmo site da inscrição.
      .

      Excluir
  46. Então, eu posso trancar agora, e em Junho solicitar a transferência né?
    Mas, para trancar, preciso ir somente na faculdade? Qual seria o procedimento?
    E a transferencia também?
    Qual o procedimento para tranferencia e trancamento?
    O que devo fazer no banco?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, tanto a Suspensão quanto a Transferência é confirmada no site do Fies, no módulo de Aditamento, não sendo necessário ir ao banco.
      Informe-se na CPSA sobre o procedimento, pois eles precisam validar a suspensão e depois a transferência.
      Só precisará ir ao banco para fazer o aditamento, que será Não Simplificado, em virtude da suspensão e da transferência.

      Excluir
    2. Muito obrigada Flávio. Me ajudou muito!

      Excluir
  47. Oi Flávio tudo bem?

    Meu caso é simples mas há muita dúvida, minha esposa Ana está fazendo o 2º período de engenharia de produção e não conseguiu assimilar bem o curso, então ao saber que abrirá um curso de enfermagem, área em que ela convive diariamente por trabalhar em uma clínica, se interessou em mudar de curso, mas os funcionários da faculdade nunca dão uma informação sólida sobre a possibilidade de mudança do curso, por favor, nos esclareça se é possível ela mudar de curso estando no segundo período. Agora é o meu caso em específico hehehe, assumo que não estudei o necessário para tirar notas boas no 2º período de engenharia mecânica e estou preocupado em perder em alguma matéria, caso isso aconteça, quantas matérias o FIES permite que eu perca para eu poder continuar com o curso e recuperar mais na frente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bom comigo Marcelo, obrigado!

      Respondendo:
      - Sua esposa pode mudar de curso até, no máximo, 18 meses de Fies, contados desde o primeiro dia do semestre de contratação do Fies.
      - Você tem de ter aproveitamento mínimo de 75% do total(quantidade) das disciplinas. Caso não tenha, por uma única vez a CPSA pode autorizar acontinuidade do financiamento.

      Excluir
    2. Muito obrigado Flávio, eu ainda tenho outra dúvida que esqueci de mencionar. Ela terá de concluir o semestre com aprovação para mudar de curso ou pode simplesmente mudar sem se preocupar com aprovação do semestre atual? Ex.: Ela vai perder esse período por não estar se familiarizando com a matemática, perdendo o período pode trancar e reabrir já em outro curso? Desde já o nosso muito obrigado!!!

      Excluir
    3. Marcelo, o melhor é entrar em contato com a CPSA da faculdade atual para ver esta questão, pois quem irá colocar se o aproveitamento da sua esposa foi satisfatório ou insatisfatório será ela.
      Se a faculdade aceitar a transferência não haverá problema em mudar de curso no próximo semestre.

      Excluir
  48. flávio, estou na seguinte situação, comecei numa faculdade no meio do ano passado, dai esse transferir meu fies pra uma faculdade ma, Como faço pra pra mudar meu fies ou precisarei suspender ?

    ResponderExcluir
  49. Tenho o fies, Mas, no momento preciso mudar de cidade por questões pessoais. posso trancar a faculdadade ? E suspender o fies? Pretendo voltar no proximo semestre e em alguma faculdade da cidade de destino. Dai a transferencia estara disponivel em junho? pra reabir o fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, você pode fazer a suspensão sim, caso não esteja estudando no semestre, mas tem de avisar para a sua faculdade atual para que ela valide a sua suspensão, ok?
      Para a transferência tem de fazer o pedido, a partir de junho, se for para o próximo semestre, e terá de avisar para as duas faculdades para que elas façam a validação.

      Excluir
  50. ok, Mais caso eu essa semana mesmo eu faça a suspensão e tranque a faculdade e valide a suspensão, tudo como manda o figurino, Em junho posso fazer a transferência tendo sido validade pelas duas faculdade e e tirar o fies da suspensão e em agosto ingressar normal em outra faculdade pra cidade na qual atualmente estarei, correto?

    Desde ja te agradeço muito, pois ja tive muitas dores de cabeça referente a esse procedimento.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Gabriela, poderá fazer tudo dessa forma, só que a transferência vale a partir de Julho, ok?
      O que acontece é que está demorando um pouco para o MEC liberar a transferência depois de feita a suspensão, ok?

      Excluir
  51. Flávio bom dia,
    Necessito fazer o FIES porem somente para este semestre, semestre que vem eu não irei fazer o aditamento e depois pedir o cancelamento, se for necessário depois eu consigo contrata-lo novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Carla!
      O Fies é concedido uma única vez. Se for fazê-lo o melhor é que seja para o curso todo ou a maior parte dele pois não existe uma segunda chance de fazer o Fies.

      Excluir
  52. Oi Flávio!
    Gostaria de saber se perdi meu FIES,pois tive aproveitamento acadêmico abaixo de 75% e meu Fies foi rejeitado pela CPSA.Existe alguma possibilidade de recorrer? o que devo fazer?
    Se realmente perdi como devo proceder?
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tayane!
      Se a CPSA rejeitou o seu aditamento não há nada que possa ser feito para a continuidade do Fies. O que terá de fazer é o Encerramento, veja o tópico específico sobre o encerramento neste blog.

      Excluir
  53. Oi Flávio, Tudo ok?
    Fiz o fies da minha esposa em 50%, minha esposa não trabalha no momento e eu fiquei desempregado, agora não to conseguindo pagar a outra parte da faculdade dela, nem consegui aumentar a porcentagem para 100%.
    O que eu posso fazer? Há algo que possa ser feito? Se suspender tem como aumentar a porcentagem quando retornar? Me socorre. Agradece desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem comigo Patrick, obrigado!

      Infelizmente não há nenhuma possibilidade de aumento da porcentagem do Fies.

      Excluir
  54. boa noite Flávio o que gostaria de saber é o seguinte: Não vou atingir os 75% de aproveitamento das materias pois não vou passar em nenhuma delas devido a problemas particulares poderei perdei o FIES por esse motivo, como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CPSA pode autorizar a continuidade do financiamento mediante justificativa do estudante. Isso pode ser feito uma única vez durante todo o tempo de utilização do Fies.

      Excluir
  55. Oi Flávio!
    Minha situação é a seguinte, já troquei de curso uma única vez na mesma instituição, exista a possibilidade de fazer outra troca de curso na mesma instituição ou em outra qualquer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só é permitida a mudança de curso no Fies uma única vez, seja na mesma ou para outra faculdade.

      Excluir
  56. Boa tarde Flávio.

    Meu nome é Stephanye e oaço jornalismo pelo Fies. Gostaria de saber se posso prestar o enem este ano para tentar entrar em outro curso em uma faculdade pública e fazer os dois ao mesmo tempo.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sthephanye. Não há impedimento em ter o Fies e fazer outro curso em faculdade pública, mesmo que seja ao mesmo tempo.

      Excluir
  57. Boa tarde Flávio,
    Estou cursando o 5º semestre de Arquitetura com bolsa 100% do prouni, porém onde eu moro não existem muitas vagas na área e eu decidi parar. Quero fazer Administração, e pretendo já começar agora no 2º semestre de 2013 para não perder tempo, mas não tenho como pagar e terei que fazer o Fies. Minha dúvida é a seguinte, uma vez feito o financiamento do fies eu não posso mais cancelar?? Pq se for possível cancelar, meu plano é fazer o enem novamente e tentar outra bolsa pelo prouni e se eu conseguir eu cancelo o fies, mas não sei se é possível, ou se for possível como ficaria minha divida, se vou precisar pagar imediatamente a minha divida.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,
      O Fies pode ser encerrado sim, a qualquer tempo.
      E você poderá pagá-lo parceladamente. Se fizer só 6 meses, poderá pagar o saldo devedor em 30 meses.

      Mas se vai tentar uma nova bolsa do Prouni, não seria melhor aguardar um pouco? ´Talvez não fosse melhor refletir mais antes de fazer uma mudança tão radical, de curso e de uma bolsa para um financiamento?

      Abraço!

      Excluir
  58. Boa noite Flavio!
    me matriculei na faculdade como 1° semestre e o fies também,as aulas iniciou 29/04 até o momento
    assistir um dia de aula,solicitou com a coordenação da faculdade a possibilidade de iniciar em outra turma,semestre; pois estou super atrasada.minha primeira parcela é 05/06.A coordenação informou que corro o risco de perder o financiamento.Gostaria de saber o que pode ser feito nessa situação e as possibilidades pra que não fique mais prejudicada.PRECISO DE UMA ORIENTAÇÃO,POIS IREI CONVERSAR COM A COORDENAÇÃO AMANHÃ.Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires!

      Não entendi o porquê as aulas só começaram em 29/04. Se não tiver um aproveitamento satisfatório mínimo de 75% das disciplinas corre o risco de perder o Fies.
      ~Tente um acordo para que não seja lançado o aproveitamento insatisfatório.

      Excluir
  59. Bom dia Flávio!
    Comecei a estudar em março, mas devido à uma oportunidade única de um estágio do meu curso técnico, tive que parar de ir as aulas, porem não cancelei a matrícula e nem o fies.
    Liguei pro mec e me disseram que posso pedir a suspensão temporária do fies, e retornar em 2 semestres consecutivos. Mas eu quero saber se tem como eu voltar em Janeiro de 2014, mesmo sem rendimentos, em outro curso e instituição.
    Desde já agradeço.
    Joyce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Joyce!

      Sim, há possibilidade de voltar em nova faculdade e novo curso a partir de Janeiro/2014. Mas para isso é bom verificar com a faculdade atual sobre a questão do aproveitamento deste semestre,para que eles não coloquem como insatisfatório e também para fazer a suspensão, a partir de 01 de julho para o 2º/2013 e a qauestão da transferência, que deverá ser feita a partir de dezembro de 2013 para a nova faculdade.

      Excluir
  60. Olá Flávio tenho financiamento de 100 % queria saber se eu reprovar em 1 matéria uma vez no semestre e a faculdade justificar sei que não irei perder o FIES , mas se no próximo semestre ocorrer o mesmo posso perder ? ou seja posso reprovar uma única vez ? ou uma vez por semestre ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thainá, a faculdade pode aceitar a justificativa por aproveitamento insatisfatório por uma única vez durante todo o contrato do Fies. Mas o estudante pode ter até 25% de dependências e , mesmo assim, não é necessário justificar.

      Excluir
  61. onsegui o fies no semestre passado pelo fundo garantidor. Só que a renda da minha família aumentou de lá pra cá, ficando maior que 10 salário mínimos. Com isso perco o fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, fique tranquila! A renda do grupo familiar só é verificada na inscrição, depois não existe nova verificação

      Excluir
  62. Boa noiteFlávio,
    Ao fazer o aditamento o estudante que tem o fies pelo fundo garantidor, precisa levar o comprovante de renda de seus familiares na faculdade, para uma nova aprovação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Maria!

      Só é necessária a comprovação da renda do grupo familiar na inscrição.

      Excluir
  63. olá! Boa Noite Flavio, Tô com um problemaço! Tenho que trancar a faculdade pois motivos pessoais não poderei concluir o semestre, faltando um mês ainda para o termino! Tenho FIES 80% ! Não posso fazer a suspensão pq não está disponível... Oq acontece com o FIES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se já fez o aditamento do 1º/2013 não há como fazer a suspensão deste semestre. Caso tenha aproveitamento insatisfatório a CPSA pode ou não autorizar a continuidade do seu Fies.

      Excluir
  64. Mas eu NAO vou concluir o semestre, vou ter que trancar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gessyka, a suspensão, caso já tenha sido feito o aditamento do semestre, só tem efeito a partir do mês seguinte. Se fez o aditamento ele não teria efeito neste semestre pois o próximo mês é Julho, já no outro semestre.
      Se ainda não fez o aditamento é só fazer a suspensão, que valerá a partir de Janeiro.

      Excluir
  65. entrei na faculdade em janeiro de 2011 e consegui o fies, ja é a 2ª vez consecutiva que tive que suspende-lo, posso suspender mais uma vez? posso tambem transferir para outra faculdade? na outra faculdade terei que passar por todas formalidades (comprovaçao de renda, etc)? estou com restrição e me falaram q se eu transferir de faculdade terei que fazer tudo novamente e como tenho essa restrição no spc não terei meu fies aprovado e irei perde-lo (apesar de ter fiador).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Édson, a CPSA pode autorizar a prorrogação da suspensão por mais um semestre. Veja com ela se ela autoriza a prorrogação da suspensão e também a transferência.
      A transferência é feita entre as faculdades, não é necessário comprovar renda nem nenhum outro processo da inscrição.
      A lei do Fies agora não exige mais idoneidade cadastral do estudante..

      Excluir
  66. Flávio, boa noite!
    Primeiro gostaria de te parabenizar pelo o site que está respondendo a dúvida de todos, achei o máximo sua iniciativa.
    E gostaria de te perguntar, o seguinte... Estou fazendo o 1 semestre de uma faculdade e ganhei 75% de desconto, só que não estou contente com o curso e estou querendo tranca-lo, caso isso aconteça, como ficará a dívida? E se por acaso eu for reprovada, como fica?
    Agradeço desde já a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Alessandra, obrigado pelos elogios!

      Você pode fazer a suspensão do Fies por até dois semestres consecutivos e depois voltar com o Fies. Você tem até 18 meses para mudar de curso. Se entrou neste 1º/2013 , tem até o final do 1º/2014 para mudar de curso.
      Se for reprovada em um semestre a faculdade poderá autorizar a continuidade do financiamento, mas somente uma vez durante todo o tempo de utilização do Fies.

      Excluir
  67. Olá. gostei muito do seu blog pelas informções que ele possui.

    Póis bem vamos ao que interessar eu fiz o fies na faculdade financiamento 100% 8 semestre. cursei apenas 1 semestre (6 meses) agora quero trancar o fies disistir dives disso trancar para sempre, não irei cursar nemhum curso no momento por um bom tempo como faço isso e quanto terei que pagar. porfavor me avise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, que bom que gostou do blog!
      Se pretende encerrar o contrato é só entrar no site do MEC, o Sisfiesportal, o mesmo em que foi feita a inscrição, e solicitar o encerramento. Mas uma vez encerrado você nunca mais poderá ter um outro Fies.
      O valor total será dividido em 30 meses para pagamento.
      Leia o post sobre Encerramento do Fies, neste blog, para maiores esclarecimentos, ok?
      Grande Abraço!

      Excluir
  68. Boa Noite, Flávio!

    Consegui o Fies este semestre e gostaria de suspender para o próximo semestre, tive 50% de aproveitamento das matérias deste semestre.
    Como devo proceder para suspender o Fies? este aproveitamento pode me prejudicar?
    consigo voltar no semestre que vem em outra Instituição e outro curso?
    Inicialmente contrarei o Fies para um curso de 8 semestres, posso voltar no proximo semestre com um curso de 4 ou 5 semestres?

    Desde já agradeço,

    Duesia Dias

    Ps. Ótimo trabalho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duésia!

      O aproveitamento mínimo é de 75% do total das disciplinas. Como é a primeira vez, a CPSA da sua faculdade pode autorizar a continuidade do seu financiamento, mediante justificativa.
      Você pode se transferir para um outro curso presencial com até, no máximo , 18 meses de Fies, desde que a faculdade de destino a aceite com o Fies.

      Obrigado pelo elogio, abraço!

      Excluir
  69. oi,tudo bem?
    Então a minha duvida é o seguinte,eu tenho fies de 50%,eu fiz um ano de faculdade e tive que trancar a matricula,e fiz a suspensão do fies tudo certinho,porém a minha irmã que é a minha fiadora, agora está querendo que eu transfira o fies para o nome dela,pois ela tem que fazer faculdade e quer o fies,e não pode fazer um no nome dela já que ela é minha fiadora,a pergunta é a seguinte!Tem como eu transferir o meu fies para ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não há como transferir o Fies para o nome de outra pessoa, além do mais se ela fizer isso aí mesmo é que não poderia fazer o Fies, pois não se pode ter dois contratos do Fies.
      A solução é você providenciar novo fiador, para que ela possa fazer o Fies.

      Excluir
  70. Flávio,
    Obrigado por ter respondido. Espero poder contar outra vez com sua atenção.
    Como já foi mencionado de outra vez, tenho fies pelo fundo garantidor e a renda familiar aumentou para um valor superior a 10 salários, Vc disse que não precisa comprovar renda dos familiares no aditamento, mas liguei novamente pra faculdade, e o pessoal de lá disse que eles exigem, mesmo, a comprovação de renda da família, no ato do aditamento, pra no caso de baixar fiscalização lá .
    O meu marido, no semestre passado apresentou declaração de imposto e como comprovante de renda um decore no valor de R$ 2.438,00 de retirada que ele fazia de uma mercearia em nome dele. Hoje, a mercearia ainda existe no seu nome, mas está parada, não faz compras e deu baixa na carteira de todos os funcionários, somente está vendendo o estoque restante. Os outros bens que estavam em seu nome foram vendidos, agora ele tem um salário da rede municipal de R$ 7.500,00 e trabalha em uma outra mercearia , sem carteira assinada. Se o dono da mercearia assinar a carteira dele com 1 salário e ele apresentar somente esta renda, ele não precisará, no caso, de apresentar a declaração de imposto de renda, será que desta forma conseguirei ocultar na Faculdade, a outra renda dele? E se baixar fiscalização lá será que eles descobrem? Será que realmente eles vão à faculdade fiscalizar isto?
    Por favor, me oriente, me dê uma luz, estou desesperada por que o salário que meu marido recebe está todo comprometido com dívidas que ele adquiriu e o meu salário é mínimo. Se naõ passar pelo aditamento, terei que para de estudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, essa questão de comprovação de renda do grupo familiar no aditamento eu desconheço, só é feito nessa sua faculdade. Abra uma demanda no site www.fnde.gov.br e pergunte sobre essa situação.

      Excluir
  71. Flavio fiz a matricula em 2007 para o curso de fisioterapia em uma instituição, só que não formou turma, ai me colocaram na turma de farmacia e pediu pra eu aguardar ate formar turma, neste intervalo fiz o Fies, só que não formou turma, (isso dentro de 2 meses), então cancaelei o curso e me disseram que como não teve turma o fies estava cancelado. So que fui a caixa esses dias e descobri que a instituição pegou 2 semestres de pagamento do fies na caixa sendo que eu não estudei o que faço agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alair, primeiramente verifique na sua faculdade o que ocorreu e solicite a restituição dos valores, com juros, para que possa pagar o saldo devedor do Fies na Caixa. Caso a instituição se recuse aí será caso de recorrer ao PROCON ou até acioná-los judicialmente.

      Excluir
  72. Olá Flávio,
    Estou tentando fazer a suspensão do meu fies, mas tenho Prouni e no meu aditamento do ano passado deu: Aviso alteração na bolsa Prouni.Vou na opção Suspensão e aparece somente 2°/2012, estou com minha matricula trancada e preciso suspender esse semestre pra não perder meu Fies. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, em relação aos bolsistas Prouni ,o sistema está com problemas no aditamento; já há algum tempo.
      Abra uma demanda no site www.fnde.gov.br.

      Excluir
  73. Flávio, meu fiés é antigo já e esse semestre perdi o prazo para aditamento. Fui na faculdade e falaram pra eu suspender o fiés. O que é isso? vou ter q pagar a mensalidade integral por um mês??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samara, se não fez o aditamento terá de suspender este semestre e pagar integral todo o semestre.

      Excluir
  74. Flávio fiz meu Fies em janeiro de 2012 de 50 %, quero cancelar o contrato, como vai ser a forma de pagamento dos semestres já passados, terei de pagar o valor total de uma só vez ou esse valor será parcelado em varias parcelas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dennis, o Fies é parcelado em três vezes o prazo de utilização mais 12 meses, tendo 18 meses de carência para começar a pagar. Dê uma olhada no post sobre o encerramento para maiores informações, ok?

      Excluir
  75. Oi, será que você poderia me ajudar? tenho muuitas dúvidas.. vamos lá. Qual é prazo de cancelamento do contrato com o fies, sem que eu tenha algum prejuízo ou dor de cabeça?
    Por exemplo, Se eu contratei o fies hoje, mas semana que vem começa o prouni. Digamos que eu consiga uma bolsa no meu curso e não precise mais do fies, e as aulas da faculdade só começam em agosto. O fies já teria pago alguma mensalidade? Eles recebem o dinheiro de volta? Eu fico com uma divida só pelo fato de ter o contrato? Mesmo ser ter tido nenhuma aula? Quando é que paga pra ter a rescisão do contrato? Ufa! Por favor, me ajuda! Liguei no fies mas... mal consegui sair da gravaçãozinha que não parava de falar. rs. Desde já, muito obrigada Pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolayne, não se paga nenhuma multa em função do encerramento do Fies, mas se você pretende esperar o resultado do Prouni o melhor é esperar até que saia o resultado, pois se contratar o Fies ele só pode ser encerrado a partir do mês seguinte da solicitação de encerramento.
      Se assinar em Agosto o Fies liberará Julho e Agosto e, mesmo que encerre em Agosto só deixará de ser liberado a partir de Setembro.

      Excluir
  76. Flávio, Boa Tarde. Suponhamos que eu perca meu fies agora em julho quando eu for fazer o aditamento. Eu fiz todas a provas e passei direto È capaz de eu perde o período? Outra coisa, se eu fazer a suspensão do fies junto com o trancamento da faculdade, eu posso ir pra outra faculdade com o fies? Desde Já, Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, se passou, qual a razão de perder o Fies?
      Quanto a outra questão: se fizer a suspensão só poderá ir para outra faculdade no semestre seguinte ao da suspensão.

      Excluir
  77. Boa noite, Flávio.

    No primeiro semestre do meu curso eu não tive a taxa de aproveitamento necessária para aprovação então tive de apresentar uma carta a faculdade para dar continuidade com o curso, agora estou no 5° semestre não tive aproveitamento novamente, e de acordo com os artigos a faculdade só pode aprovar a justificativa somente uma vez, sendo assim perderei mesmo meu financiamento, há algo ainda que possa ser feito para não perder o curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiago, caso a CPSA da faculdade insira no sistema que você teve aproveitamento insatisfatório, infelizmente você perderá o Fies.

      Excluir
  78. Boa noite, flavio

    tenho uma duvida eu estou cursando o 1° semestre de engenharia so que a faculdade nao era boa, agora eu pretendo trocar de curso e de faculdade,

    poderia fazer isso ?
    se sim como eu terei que fazer ?
    no caso eu ja ate prestei o vestibular para o curso que eu queria e passei
    como eu faço para transferir o fies que no meu caso e de 50%
    obrigado desde ja..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Caio!

      Peço que leia o Post Duvidas mais frequentes, publicado em 27/06/2013 no item transferência.

      Abraço!

      Excluir
  79. Boa noite Flávio. Estou no terceiro período e não tive o reaproveitamento de 75%, e como já tive a minha reconsideração no segundo, a representante do Fies me orientou a fazer a Suspensão, e logo trancamento,onde não perderia o Fies. Estou pensando em fazer a Suspensão de um ano, juntamente com o trancamento, ou seja não estaria cursando. Li que durante a suspensão, esse um ano seria computado como cursado, ou seja, eu teria que pagar as mensalidades desse ano mesmo não tendo cursado, mas não sei se foi considerado que não estaria cursando. Então, a partir dessa suspensão, o que mudaria no pagamento durante esse ano e quando eu voltasse em julho do ano que vem? Eu teria que pagar mesmo sem fazer? E se tiver, como funciona esse pagamento? E uma outra dúvida, em relação ao prazo, vou pedir a suspensão dia 15, consigo pra esse próximo semestre aprovação da suspensão? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina,
      Se não for estudar, não terá de pagar nada para a faculdade , a não ser que eles exijam algo para fazer o trancamento. Os valores do Fies não são liberados para a faculdade enquanto o contrato está suspenso. Entretanto, é obrigatório continuar pagando as parcelas trimestrais de parte dos juros.
      A suspensão pode ser solicitada em qualquer dia do semestre, caso não tenha sido feito o aditamento.

      Excluir
  80. Bom dia Sr Flávio,
    Minha filha utlizou o Fies por um semestre e depois cancelou, pois teve que ficar um semestre em repouso. Agora, próximo mes, voltará a faculdade e gostaria de saber se e possível reativar o Fies.
    Parabéns pelo blog, li quase todo e vejo que tem ajudado bastante há varias pessoas.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Aldo!
      Obrigado pelos elogios!
      A sua filha cancelou ou só suspendeu o Fies? Ela fez esse procedimento no sistema? Se não fez, precisa fazer a suspensão do semestre não cursado para poder retornar com o Fies. O Melhor é que ela entre em contato com a faculdade e com o banco para verificar a situação dela no Fies

      Excluir
  81. Boa tarde Flávio, minha dúvida é a seguinte. Pretendo iniciar Engenharia Ambiental em uma Faculdade,porém o curso que desejo mesmo é Engenharia Civil que só abre vaga no inicio do ano... A questão que os dois primeiros semestres são iguais, se eu iniciar o dois primeiros em ambiental eu estarei 1 semestre a frente de uma nova turma de Eng.Civil. Posso fazer os dois semestres de Ambiental e passar 6 meses esperando a turma de Civil finalizar o segundo também para eu mudar de curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, o melhor é verificar com a faculdade onde pretende ingressar. Pode ser que não tenha vaga quando quiser se transferir. Você tem que ter, no máximo, 18 meses de Fies para poder mudar de curso.

      Excluir
  82. Boa Tarde Flávio,

    A situação do meu marido é a seguinte: Aderimos ao FIES no primeiro semestre de 2013 e agora para o segundo semestre queremos suspender o FIES e pagar normalmente, porém no início do ano que vem queremos utiliza-lo novamente. É possível? Como devemos proceder?
    Devo pedir uma suspensão? Isso deve ser feito antes da rematricula? Quando ativarmos novamente o FIES no início do ano que vem teremos que passar por toda aquela burocracia inicial ou é só um processo de aditamento?

    Atenciosamente,

    Tayná

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode solicitar a suspensão, sem nenhum problema e retornar no semestre seguinte. O aditamento será Não Simplificado e terá de ir ao banco.

      Excluir
  83. Boa tarde Flávio, gostaria de saber se o fies agora é por semestre? paguei o 1° semestre e vou pedir agora no 2° ele ainda reembolsa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pauliana, o Fies sempre foi por semestre. Só serão reembolsados as mensalidades do semestre de contratação.

      Excluir
  84. Boa noite, curso licenciatura em História numa faculdade chamada Uniesp aquela que promete pagar pra você no final do curso,acontece que a minha turma está com medo,pois o aditamento que era feita na própria faculdade e agora eles estão mandando para ir assinar no banco,e chegando lá descobri que eles aumentaram o valor (o final do meu curso era de 31.000 e agora será de 41.000)eu não assinei,mas se não assinar não farão a rematricula,estou indo para o 4 semestre,estou num dilema,como faço para transferir de faculdade e como sera cobrado sera pelo valor do contrato antigo ou ele vão fazer outro com o valor da nova faculdade?e também se eu trancar agora como sera o pagamento do fies? por favor me ajuda.

    ResponderExcluir
  85. bom dia fiz o adiantamento do fies na minha faculdade para o segundo semestre de 2013 foi tudo ok, mas hoje chegou a cobrança do mes de agosto vou ter que pagar msmo ja feito o adiantamento lembro que no começo do ano tive que pagar a matricula (valida como mensalidade do mes de janeiro) ate ai tdo bem entendi, ai no mes seguinte (fevereiro) veio novamente a cobrança de mensalidade mas peguei a carta e devolvi na faculdade e nao precisei pagar, o que devo fazer com essa cobrança?
    obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayck, quem possui o Fies não pode ser obrigado a pagar a matrícula, ela é paga no aditamento. Veja com a sua faculdade.

      Excluir
  86. Bom dia Flávio Colares,

    Estou em uma situação delicada. Meu pai veio a óbito no dia 24/08/2013 tornando indevida minha morada na cidade onde faço o curso de engenharia e possuo 100% do FIES. Preciso saber se tem como eu tranca-lo e transferi-lo para outra faculdade em outro estado(onde ele morava), pois minha mãe depende de mim para auxiliar no controle financeiro. Existe essa possibilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      O contrato pode ser suspenso e transferido para outra faculdade, sem nenhum problema, desde que a faculdade de destino o aceite com o Fies.

      Excluir
  87. Bom Noite

    Eu tive um problema em relação a suspensão do fies.Eu estou no segundo periodo de engenharia,e minha conta do site do fies provavelmente foi hackeada e foi solicitado a suspensão do fies para este semestre.Como não estava ciente n compareci a CPSA da minha faculdade e mesmo assim foi confirmado minha suspensão sem mesmo eu estar ciente.Resultado estou com 2 meses de divida com a minha faculdade e nem sabia disso.O que você me aconselharia a fazer?estou desesperada,tem como cancelar a suspensão neste semestre ainda? desde ja Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com o artigo 5º da portaria normativa 28 de 28/12/2012, não é possível fazer o aditamento em semestre que tenha sido suspenso. Da mesma forma não é possível estornar suspensão que tenha sido feita.

      Excluir
  88. Bom dia Flávio!
    Meu boleto para pagamento do Fies não chegou, contratei o Fies no semestre passado, e fiz o pagamento no dia 05. Creio q já passou do tempo p ser pago, mas, os bancos estão em greve. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE for da Caixa você pode acessar o site da Caixa e emitir o boleto on line. Se for do Banco do Brasil, terá de verificar na sua conta se existe algum débito ainda a ser processado.

      Excluir
  89. ME ajudem duvida sobre o fies?
    ola tudo bem meu nome e cleber eu tenho uma duvida em relação ao fies eu entre na faculdade una no curso de enegenharia da computacao e nao estou me dando bem nas materias de calculo e quimica alias nao estou gostando nada e como se nao bastasse ainda aconteceu um desastre na semana de prova pois meu pai se machucou e quebrou os dois calcanhares e como minha familia deve que revesar para ficar com ele no hospital eu nao consequi estudar o suficiente e fui mal nas provas e agora eu estou com uma media muito ruim e tenho medo de acabar tomando pau esse semestre em mais de uma materia tenho medo de perde o fies gostaria de saber se tem como eu desitir esse semestre ou ate mudar de curso eu sei que o debito desse semestre eu vou ter que pagar mais vou ter que pagar imediatamente depois que desistir do semestre ou como eu vou mudar de curso vai ficar incluso no curso que eu estou ???? to querendo sair da engenharia da combutacao e ir para sistema de informaçao

    por favor me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cléber, se fez a contratação ou o aditamento nesse semestre poderá tentar fazer a suspensão parcial do semestre . Converse com a cpsa da sua faculdade .

      Excluir
  90. eu renovei o meu fies no começo desse semestre. mas por motivos pessoais eu tranqueia faculdade, como faço pra suspender o fies.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, os procedimentos para fazer a suspensão estão especificados neste post.

      Excluir
  91. Ola estou fazendo odonto com fies 100 % so que vou mudar de estado e quero continuar fazendo o curso em outra faculdade seu eu suspender o fies posso fazer outra vez ?

    ResponderExcluir
  92. Oi Grazielle!
    O Fies é concedido somente uma vez, caso queira manter o mesmo curso poderá se transferir de faculdade, caso a faculdade de destino a aceite com o Fies.

    ResponderExcluir
  93. Olá Flávio, fui confirmar om meu aditamento e sem querer acabei suspendendo, como faço para cancelar a suspensão??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Rubi!
      Peça à sua CPSA para rejeitar a suspensão.

      Excluir
  94. Posso ir a CPSA e pedir o cancelamento da suspensão?? Se o CPSA não confirmar a suspensão eu posso continuar no fies normal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE a sua CPSA não validar a suspensão ou rejeitá-la, você poderá continuar no Fies normalmente.

      Excluir
  95. ola ! eu fiz o fies 100% só que por motivo de doença eu não dei continuidade ao curso na faculdade e pior nem tranquei a matricula e não suspendi o fies , agora estou recebendo notificações da caixa com valor semestral o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neusa!
      En quanto houver saldo devedor e você não estiver pagando as parcelas mensais, terá de pagar as parcelas trimestrais de juros. Veja no banco a sua situação e o valor do seu saldo devedor.

      Excluir
  96. Ola boa tarde!!
    Tenho uma duvida referente ao trancamento da faculdade e o Fies, eu ainda não tenho o Fies mas pretendo fazer ainda esse semestre, mas tenho planos de fazer intercâmbio no começo de 2015 e gostaria de saber se é possível trancar a faculdade junto com o Fies e retomar ele em 2016. E se devido a isso a carência que eu tenho para começar apagar o Fies ela começa a ser contada.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.