Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

domingo, 2 de dezembro de 2012

Dependências no Fies

Atenção: Conteúdo atualizado em 25/11/2013 de acordo com a Portaria Normativa nº 23 de 20/11/2013.

Uma das maiores dúvidas que os estudantes que possuem o Fies tem é em relação às dependências.
Dentre elas a maior dúvida é :

1) Posso ter dependências e ainda assim manter o Fies ?
Vejamos o que diz o capítulo V da Portaria Normativa 15 de 08/07/2011 , alterada pela portaria 23 de 20 de novembro de 2013 que, em seu artigo 23, trata sobre essa questão :

Art. 23. Constituem impedimentos à manutenção do financiamento:
I – a não obtenção de aproveitamento acadêmico em pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das disciplinas cursadas pelo estudante no último período letivo financiado pelo Fies, ressalvada a faculdade prevista no § 1º deste artigo; 
§ 1º Excepcional e justificadamente, durante o período de utilização do financiamento, a CPSA poderá autorizar a continuidade do financiamento, por até 2 (duas) vezes, no caso de aproveitamento acadêmico em percentual inferior ao estabelecido no inciso I deste artigo
Isto significa que sim, o estudante pode ter dependências e ainda assim continuar com o Fies, desde que tenha aproveitamento mínimo de 75% das disciplinas a cada semestre. Caso tenha aproveitamento inferior  a CPSA poderá autorizar e justificar, por até 2 (duas) vezes, em semestres distintos, durante toda a fase de utilização do Fies.
Caso ela não autorize, o estudante terá seu contrato encerrado logo no semestre seguinte ao do aproveitamento insatisfatório.

Atenção: o que é pedido é o aproveitamento do total das disciplinas, e não a nota de 75% em cada uma delas. Em suma:  Para atingir o percentual mínimo de 75 % , a cada 4 disciplinas você pode ter  no máximo uma dependência. Se tem menos de 4 disciplinas não pode ter nenhum dependência.


2) O Fies cobre dependências?
Vejamos o que diz a cláusula segunda do contrato Fies que você assina no banco:
CLÁUSULA SEGUNDA - DOS ENCARGOS EDUCACIONAIS TOTAIS - O(A) FINANCIADO(A) declara ter contratado com a Instituição de Ensino Superior - IES  à qual se encontra matriculado o valor da semestralidade escolar de seu curso, com base no disposto na Lei nº 9.870, de 23 de novembro de 1999, incluídas eventuais dependências disciplinares e considerados todos os descontos regulares e de caráter coletivo oferecidos pela IES, inclusive os concedidos em virtude de pagamento pontual.
Isto significa que sim, podem ser pagas as dependências, desde que o estudante possa continuar seu contrato, não descumprindo o aproveitamento mínimo de 75% das disciplinas, ou seja, o estudante pode ter dependências todo semestre e elas serão financiadas, desde que elas não ultrapassem 25% do total.

3) Caso tenha aproveitamento insatisfatório pela terceira vez poderei continuar com o Fies?
Não. Caso a CPSA da faculdade lance no sistema um terceiro aproveitamento insatisfatório,em semestres distintos, seu contrato será encerrado.

4) Se o contrato for  encerrado em função de aproveitamento insatisfatório como terei de pagar o Fies?
Neste caso começará a pagar depois da carência de 18 meses, sendo o saldo devedor parcelado em 3 vezes o prazo de utilização do contrato acrescido de mais 12 meses. Exemplo: Se cursou 12 meses, pagará em 4 anos; 12( prazo de utilização) X 3 = 36; acrecido de mais 12 meses = 48 meses.
Atenção: Durante a carência é obrigatório o pagamento da parcela trimestral de parte dos juros. 

*Para fazer o download gratuito das músicas deste blog e curtir minha página, entre no endereço abaixo:
https://www.facebook.com/pages/Flávio-Colares/363430400342476
*Devido a uma maior interatividade, as dúvidas  estão sendo esclarecidas  no grupo " Tudo sobre Fies" no Facebook: https://www.facebook.com/groups/503103603077760/


199 comentários:

  1. Boa tarde eu tambem tenho 7 disciplinas, e fiquei de 2 DPs, no caso , vc poderia informar em qual clausula está dizendo que o CSPA pode autorizar a continuidade , etc ? Porque eu nao sei qual argumento usar pra tentar pedir uma outra chance entende ? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você pode apresentar o seu contrato, na cláusula décima oitava do seu contrato, parágrafo segundo conforme abaixo:
      Parágrafo Segundo - A ocorrência de qualquer uma das situações abaixo elencadas constitui impedimento à manutenção do financiamento do FIES e culminará no encerramento do Contrato:

      I - falta de aditamento nos prazos regulamentares para reativação do financiamento suspenso;
      II - não obtenção de aproveitamento acadêmico em pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) nas disciplinas cursadas pelo (a) FINANCIADO (A) no último período letivo;
      III - extrapolamento do prazo máximo de utilização do financiamento, conforme Cláusula Sexta;
      IV - perda da condição de ESTUDANTE regularmente matriculado em IES;
      V - mudança de curso por mais de uma vez ou após 18 meses do início da utilização do financiamento no curso de origem e no curso de destino;
      VI - constatação do benefício simultâneo de financiamento do FIES e de bolsa integral do ProUni;
      VII - constatação do benefício simultâneo de financiamento do FIES e de bolsa parcial do ProUni em cursos diversos de uma mesma instituição ou em cursos diversos de instituições diversas.

      Parágrafo Terceiro - Na ocorrência do disposto no inciso II do parágrafo anterior desta Cláusula, a CPSA da IES poderá, em caráter excepcional e mediante registro de justificativa no DRM, autorizar a continuidade do financiamento.

      Excluir
    2. Flávio, faço medicina veterinária o curso dura 5 anos normalmente cada semestre tem 6 disciplinas. Caso eu não queira cursar as 6 disciplinas eu queira cursar por exemplo 4 disciplinas eu posso?

      Excluir
    3. Monalisa, essa questão tem de ser verificada com a sua faculdade. O Fies admite que o estudante curse menos disciplinas em algum semestre, mas creio que isso não pode perdurar por muito tempo, ok? Você pode participar também do grupo Tudo sobre Fies no Facebook.

      Excluir
    4. Amigão me responde por favor...
      Já tive um prolongamento por obter menos de 75% de aproveitamento das matérias no 1 semestre, porém agora no segundo colocaram 7 disciplinas.
      Calculando 100/7=14,28x2= 28,56 passa dos 25 é isso.
      mesmo com 7 só posso ficar em uma só ?

      Excluir
    5. Sim. Até 7 disciplinas só pode haver uma dependência.

      Excluir
  2. Flavio esse semeste eu tive 5 materias e me reprovei em 3, os professores estavam mto ruins e confesso q me desanimei um pouco por isso e deixei de lado por isso peguei dp nessa tres materias. tem uma materia tb de ED q eh de estudo a distancia num eh nem materia é pela net mesmo pelo saite da faculdade pitagoras, ela é considerada como materia ? se for entao eu peguei 4 dp? vc sabe se a faculdade pitagoras aceita facil isso? ou se eu vou perder o fies? estou mto preucupada. e onde eu procuro eu vou na faculdade saber disso? ou procuro o fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila!

      Essa questão tem de ser vista com a faculdade, mas é indiferente se foram 3 ou 4, pois de qualquer forma você teve aproveitamento inferior a 75%. É a primeira vez que acontece de você ter um aproveitamento inferior a 75% das disciplinas? se foi a primeira vez, a faculdade pode autorizar a continuidade do financiamento.

      Espero que dê tudo certo!
      Grande abraço!

      Excluir
    2. sim eh a primeira vez que isso me acontece! achoq afaculdade vai autorizar sim grcas a deus ehhehe minha irma trabalha na faculdade e tenho uma noticia de primeira mao saiu uma questao la de que ta na iminencia de o FIES autorizar aditamente para quem esta com o nome sujo..90% de chance!

      Excluir
  3. Olá,Fui na Faculdade,Levei o DRI no Banco,Voltei na Faculdade porém dissseram que eu deveria voltar outro dia,pq o sistema do Banco não atualizou sendo que fui no site do Fies hoje para ver se mudou algo e estava escrito:(M211) - Inscrição não concluída.E agora perderei o Fies?Muito obrigado pela ajuda que têm nos dado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá James!

      O sistema demora algum tempo para atualizar. Quando assinou o contrato no banco?

      Excluir
    2. James, existe um prazo de processamento de alguns dias, para que a contratação seja processada e apareça no sistema do MEC.

      Excluir
    3. Esse erro (M211) - Inscrição não concluída irá sumir quando estiver liberado?pq se for ficarei tentando todos os dias para ver se liberou.

      Excluir
    4. Acabei de conferir e não sai mais o erro,aparece de outro jeito mostrando a data da contratação etc....

      1=Deu certo?
      2=Já posso ir na Faculdade?
      3=Tenho que levar mais documentos na Faculdade?Pois já estou 100 paciência de ficar indo umas 5 vezes na Faculdade só para levar documentos.

      Excluir
    5. Ok James!
      é só uma questão de tempo para a migração. quando assinou o contrato? Só pra saber quanto tempo está demorando.

      Excluir
    6. Tinha assinado dia 11,porém fui hoje e fiz minha mátricula,mas faltou documento,resumindo:é documento para a CSPA,documento para o Banco e documento para a Faculdade de novo.

      1ºDei entrada no dia 02/01/2013 porém fui umas 5 vezes por causa de documentos e pela falta de informação da Faculdade pois cada um falauma coisa.dia 04/01/2013 foi a data oficial que começou a fluir as coisas.

      2:dia 11/01/2013 fui na Faculdade pegar o DRI e levar no Banco para assinar o contrato.

      3:hoje dia 15/01/2013 confirmei que o contrato estava ok,e fui fazer minha mátricula na Faculdade com 100% sem pagar nada e com FGEDUC.Resumindo totalizou-se cerca de 11~13 para obter sucesso,que fique de dica para todos.

      4:Obrigado pela ajuda até o momento.

      Excluir
    7. Ok James, obrigado pelas informações, serão de grande valia para repassar para os estudantes que precisarem.

      SE precisar de mais alguma coisa, estou à disposição.

      Grande abraço!

      Excluir
    8. Flávio queria te fazer uma pergunta se eu mudar de instituição se as matérias forem diferentes das quais eu prestei na instituição antiga eu teria que fazer tudo de novo? no caso o fies iria financiar de novo?

      Excluir
    9. Sim Tati, o Fies financia . Se for o mesmo curso há a possibilidade de fazer a dilatação depois do prazo regular do curso.

      Excluir
  4. Olá! Gostaria de saber como faço para saber se corro risco de perder o meu financiamento sou estudante do curso de Engenharia Civil tenho 7 diciplinas no 1º semestre e reprovei de 3? E gostaria de pagar as diciplinas sem precisar que o fies incluas elas no contrato e possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!
      Se for a primeira vez, a faculdade poderá autorizar a continuidade do Fies mesmo com aproveitamento insatisfatório. Informe-se com a sua CPSA.
      Você poderá pagar as dependências sem utilizar o Fies.

      Excluir
    2. Eu de novo aqui Flávio.

      Pergunta super importante.Deixa eu ver se eu entendi direito. Caso eu tenha aproveitamento inferior a 75%,dai eles me darão mais uma chance,até aqui ok,porém caso ocorra novamente perderei o Fies,porém se eu pagar estas Dependências quer dizer que não será cancelado?e toda vez que não aproveitar esta porcentagem de 75% poderei estar pagando sem o risco de perder o Fies?Se isso confirmar,é uma ótima notícia para os estudantes.Obrigado

      Excluir
    3. Olá James!

      você só pode ter aproveitamento insatisfatório uma única vez, assim mesmo se a Cpsa autorizar. Da segunda vez o contrato deverá ser encerrado. Não há possibilidade de pagar as dependências para se livrar do encerramento.

      Excluir
    4. Obrigado por responder...E se for a primeira vez?as regras são as mesmas?mesmo pagando sem usar o Fies,terei só mais uma chance?

      Excluir
    5. James, o que está na lei do Fies é sobre o aproveitamento. Independentemente se você ou o Fies irá pagar pelas dependências que ultrapassaram o limite máximo.

      Excluir
    6. Eita,a moça no 1º semestre já ficou em 3 das 7,se continuar assim ela irá perder no final do ano.Ave Maria,só de ler os comentários da calafrios.Vlw Flávio.

      Excluir
  5. Boa tarde. No caso de uma possível reprovação geral (na pior das hipóteses) e se eu não alcançar os 75% e se a tal da CPSA não aprovar...tipo, no caso da perda do financiamento. Por exemplo. Como fica as contas? Devo continuar pagando o FIES mesmo não estudando mais ?
    Desde já agradeço a sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kogyro! Você pagará o que for financiado até o encerramento, parceladamente em 3 vezes o prazo de utilização acrescido de mais 12 meses de prazo.

      Excluir
    2. Desculpa, é que eu sou meio leigo nisso porque é a minha primeira vez na faculdade e com o FIES e eu confesso não ter entendido direito...nesse caso eu teria que continuar pagando até terminar todas as parcelas? Por exemplo, os 8 períodos? Por favor caríssimo, me esclareça essa duvida que me tira o sono =/
      Agradeço de toda a minha alma e coração toda e qualquer explicação.

      Excluir
    3. Kogyro, leia por favor o post Encerramento no Fies, lá esclarece o que acontece em caso de encerramento.
      Os semestres posteriores ao do encerramento terão de ser custeados integralmente pelo estudante junto à faculdade.

      Excluir
  6. tenho uma dp no primeiro semestre - 5.7 de nota e 30% de falta, eu posso ficar com dp no segundo semestre ?? como funciona o 75 % de aproveitamento que vc disse logo acima . quer dizer falta ou nota ? e essis 75% eh por materia ou por semestre ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O critério que é adotado pela quase totalidade das faculdades para definir os 75% de aproveitamento é o seguinte: aproveitamento mínimo de 75% do total das disciplinas( matérias). Informe-se na sua CPSA se o critério dela é esse mesmo.

      Excluir
  7. Boa Noite Flávio! Tive minha segunda reprovação mas foi por motivo de saúde. Tenho atestado, mas não estão levando em consideração e estão encerrando meu FIES. Existe alguma possibilidade de voltar a ter o financiamento? Já abri várias demandas e me mandam a mesma resposta, dizendo que só é justificável uma reprovação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João Ricardo!

      No momento a lei do Fies não prevê nenhuma justificativa, mesmo que seja de saúde, para um segundo aproveitamento insatisfatório.

      Excluir
  8. Boa noite, Flávio! Gostaria de saber se o FIES exige mesmo que sejam cursadas 4 disciplinas por semestre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Desconheço limite mínimo de disciplinas por semestre. Não há nada na lei sobre isso.

      Excluir
  9. Boa noite Flávio! Gostaria de saber se mesmo devendo quatro matérias somadas de períodos passados e com a do atual período(4º), posso me inscrever no fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe!
      na lei do Fies não há nenhum empecilho quanto a isso, mas você tem de ficar atento caso consiga o Fies, pois o Fies exige aproveitamento mínimo de 75% do total das disciplinas.

      Excluir
  10. Boa tarde Flavio,

    Consegui o fies, mas tenho uma dúvida que com certeza vc já respondeu várias vezes. A pergunta é:
    Tenho 6 matérias sendo q uma delas eu eliminei so q no contrato ela está ativa. Quantas das 6 posso perder e continuar com o fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júnior!
      Sendo 6 disciplinas, você só pode ficar em dependência em uma. Mais de uma o seu aproveitamento seria inferior a 75%.

      Excluir
  11. Olá Flávio,
    Muito bom seu blog e continue assim, precisamos de pessoas como você.
    Gostaria de tirar uma dúvida, tenho contratado o financiamento do FIES 100% para meu filho e por uma irresponsabilidade dele, ele teve reprovação de 100% durante 4 á 5 semestres e no contrato de aditamento diz que ele teve um rendimento "satisfatório". Este procedimento está correto da faculdade ter? Obrigado pela ajuda desde já.

    Att,
    Lucas Iseki de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lucas!

      O procedimento não está correto, pois a faculdade tem de colocar a situação real do aproveitamento acadêmico no sistema do Fies. No caso específico do seu filho ele já teria perdido o Fies.

      Excluir
    2. Interessante Flávio,
      Você saberia me dizer o que isso ocasionaria? Em relação eu posso ter a divida quitada pela faculdade por este erro?
      Att,
      Lucas Iseki de Oliveira

      Excluir
    3. Acho pouco provável que a faculdade lhe devolva o dinheiro.
      Por parte do Fies, impossível, pois na pior das hipóteses, a CPSA foi negligente e o MEC no caso foi vítima.

      Excluir
    4. obrigado Flávio,
      Estarei indo no CPSA da faculdade para tentar resolver este problema, pois acho um absurdo isso.

      Excluir
  12. Oi, estou fazendo 5 cadeiras no primeiro semestre estou com medo de reprovar duas, assim eu perco meu fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari,

      Caso seja a primeira vez que isso acontece, depois que você tem o Fies, a CPSA pode autorizar a continuidade do Fies; Caso seja a segunda você poderá perder o Fies sim.

      Excluir
  13. Bom dia, Flávio, teria que pedir a manutenção do FIES, porem nao sei como fazer a carta, para a comissão que aprova a manutenção, ja pesquisei na net pra ver se tinha algum modelo, porem não achei... Você teria algum modelo ou algumas dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Bruno!

      Verifiqwue com a sua CPSA o que precisa fazer, se precisa haver justificativa por escrito. Se precisar, é só fazer um pequeno relato sobre o que aconteceu para a CPSA. Esse relato não será enviado para o MEC.

      Excluir
  14. Boa tarde Flavio
    estou com uma duviida perdi o fies pelo nao aproveitamento de 75%. porem as mensalidades chegaram financiadas ate o mes de março. No mes de abril venho a parcela integral do curso ja sem o financiamento . mais pro mes de maio recebi uma parcela altissima acredito q estao cobrando os meses cursados cm o financiamento desse semestre de 2013. Quando se perde o fies a cobrança ja vem em seguida? utilizei durante 1 ano o fies essas 3 parcelas desse semestre 2013 nao poderia ser cobrada junto com as outra pra daqui a 12 meses ??? fui na faculdade disseram que eu perdi o fies e q era pra mim entrar em contato cm o banco fui no banco e no registro deles o fies se encontra normal sem cancelamento e sem encerramento. !? pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariadny!

      Essas parcelas a que se refere estão sendo cobradas por quem? pelo banco ou pela faculdade? O Fies tem uma carência. Desde quando perdeu o Fies? Se perdeu o Fies no semestre passado, nenhum mês deste semestre será financiado e a faculdade lhe cobrará todos os meses em aberto, incluindo os três primeiros.
      Pelo que me falou quem deve estar lhe cobrando é a faculdade. Neste caso negocie com eles.

      Excluir
  15. Boa tarde Flavio.
    curso o 3º semestre de enfermagem e tenho FIES 100%, perdi em uma matéria no 2º e já estou refazendo essa matéria, fui informada pela faculdade que devo pagar essa matéria diretamente para a faculdade. queria saber se isso esta certo, ou se o FIES cobre dependências. obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Não entendo o porquê de algumas faculdades não aceitarem que o Fies cubra dependências.
      Vejamos o que diz a cláusula segunda do contrato Fies que você assinou:
      CLÁUSULA SEGUNDA - DOS ENCARGOS EDUCACIONAIS TOTAIS - O(A) FINANCIADO(A) declara ter contratado com a Instituição de Ensino Superior - IES à qual se encontra matriculado o valor da semestralidade escolar de seu curso, com base no disposto na Lei nº 9.870, de 23 de novembro de 1999, incluídas eventuais dependências disciplinares e considerados todos os descontos regulares e de caráter coletivo oferecidos pela IES, inclusive os concedidos em virtude de pagamento pontual.
      Isto significa que sim, podem ser pagas as dependências, desde que o estudante possa continuar seu contrato, não descumprindo o aproveitamento mínimo de 75% das disciplinas, ou seja, o estudante pode ter dependências todo semestre e elas serão financiadas, desde que elas não ultrapassem 25% do total.

      Excluir
  16. Olá, fiz minha inscrição no fies, mas não estou conseguindo abrir o comprovante de inscrição para impressão na parte de cima da página diz erro m211! Oque eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja com a CPSA da sua faculdade se é estritamente necessário levar essa comprovação, pois no sistema que a CPSA tem acesso, é possível verificar se a inscrição foi finalizada.

      Excluir
  17. Olá Flávio. Estou com algumas dúvidas, é meu primeiro semestre de FIES, financiei 100% do curso. Esse semestre tenho 4 matérias, posso pegar alguma dependência? Como é feita a soma dos 75% de aproveitamento no curso? Soma as notas das matérias, e faz uma regra?
    E por ultimo, recebo alguma boleta para pagar o valor do trimestre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taci, você pode ter até 25% de dependências do total de disciplinas. Se tem 4 pode ter , no máximo, dependência em uma disciplina. O critério adotado na quase totalidade das IES é do total das disciplinas, não importando o somatório das notas, verifique isto na sua CPSA.

      Excluir
  18. Pode-se reprovar por faltas em uma única disciplina e continuar com o FIES? Minha filha cursa o primeiro semestre de biomedicina e está com dificuldades em ir à faculdade em um único dia, que tem uma única disciplina. Na Faculdade disseram que ela não pode cancelar. Se reprovar por excesso de faltas, perde o FIES? Ela cursa mais três cadeiras, mas essas está tranquilo. Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O critério adotado pela quase totalidade das faculdades para a questão do aproveitamento é o total das disciplinas. Se ela tem 4 poderá ter uma dependência( 75% de aproveitamento), mas certifique-se junto à faculdade , ok?

      Excluir
  19. Não tenho FIES, mas tenho dependências, gostaria de saber se neste caso tem como eu financiar esta dependências pelo FIES?? E se sim, se tem uma quantidade específica de dependências..Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laisa, as dependências podem ser financiadas pelo Fies, de acordo com a cláusula segunda do contrato do Fies. Veja coma sua faculdade como poderá ser feito no seu caso.

      Excluir
  20. Olá Flávio! Gostei muito de suas músicas, como faço para baixar?

    Um abraço e muito obrigada por esclarecer a todos sobre o FIES.

    Grata,

    Naiara Alvin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naiara, fico muito feliz por você ter gostado das músicas!
      Obrigado!
      Quanto a questão de baixar as músicas é bem simples.
      1)No tocador das músicas à direita do blog, passe o mouse sobre a música que quer baixar.
      2)No segundo botãozinho,que tem uma seta para baixo, clique com o mouse e dentro de instantes começará o download para o seu computador.
      3)Você pode fazer isso com todas as músicas.
      4)Se preferir, pode também visitar minha página no site Reverbnation e baixar por lá também. o endereço é:
      http://www.reverbnation.com/flaviocolares

      Grande abraço!

      Excluir
  21. Ola Flavio, estou cursano o primeiro semestre de processos gerenciais financiado pelo fies,como é um curso de 2anos sera que posso trocar para um curso de 4 anos onde a mensalidade do curso é mais cara e continuar pelo fies?? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, caso tenha menos de 18 meses de utilização do Fies, contados desde o início do semestre de contratação, poderá fazer a transferência, desde que a faculdade de destino a aceite com o Fies, e o curso , na faculdade de destino, tenha avaliação positiva do MEC.

      Excluir
  22. Ola Flavio, gostaria de entender uma coisa que não ficou muito clara. Eu ainda não possuo o Fies, porem tenho interesse em adquirir o financiamento no próximo semestre, o problema é já que carrego 3 DP's. É possível fazer o financiamento estudantil se o aluno já carrega DP's ?
    Grato desde já ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, as dependências anteriores ao Fies não são empecilho para contratar o Fies, o Fies inclusive financia dependências.
      Após a concessão do Fies é que terá de ter um aproveitamento mínimo de 75% do total das disciplinas.
      De qualquer forma converse coma sua faculdade para ver como será essa questão das dependências, ok?

      Excluir
  23. Flávio , Boa tarde !

    Consegui tirar minha duvida e assim entender melhor , mais ainda tenho uma outra duvida, eu entedi que o fies ainda cobre as dp's mas sendo 25% do ano ou 25% por semestre exemplo : eu posso pegar duas dps por semestre , ou uma por semestre ?
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Jean!

      Você tem de ter , no máximo, 25% de dependências por semestre.

      Excluir
  24. No meu caso que esse semestre seria o último mas, perdi uma única matéria. Irei cursa-la próximo semestre. O FIES cobre, sendo que o contrato era só até o 1º semestre de 2013?

    Att.: Deyse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deyse, o Fies também cobre dependências, de acordo com a cláusula segunda do seu contrato.

      Excluir
  25. Flávio, bom dia!
    No meu caso é que nesse semestre minha carga horária é de 240h, entretanto eu tive que fazer uma matricula na cadeira de estágio que só agora consegui que é de 300h, sendo que era uma cadeira de outro semestre. Nesse caso o FIES não cobriria essa cadeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Raimundo!

      Essa questão tem de ser vista com a sua faculdade, creio não haver nenhum problema.

      Excluir
  26. Boa tarde Flávio, minha dúvida é seguinte, iniciei o uso do fies no 2º semestre de 2012, eu possuo 6 materias e peguei 1 dp , não me disseram nada por dúvida liguei na universidade e perguntei a moça que me atendeu mal parecia prestar atenção no que eu dizia, me respondeu que poderia continuar mas não poderia acontecer novamente, porém pelo que vi vc disse que se são 6 materias 1 dp o aproveitamento é 75% certo?? então eu fiquei dentro do padrão pra se manter ok? porém este semestre acredito que pegarei 2 dps .. ai aproveitamento sera menor que 75% mas isso pode ocorrer somente uma vez né? estou em duvida pq se eu peguei só em 1 ano passado eu estava dentro dos 75% , então este ano eles poderão dar continuidade ficando abaixo do aproveitamento??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Caso você só tenha tido só uma dependência em 5, ficou acima do aproveitamento mínimo de 75% e agora, caso tenha aproveitamento insatisfatório, a CPSA poderá autorizar a continuidade do financiamento.

      Excluir
  27. Boa noite Flavio,tudo bem?
    faço curso de sistemas de informação em uma instituição mais por motivos de reprovar 2 vezes sempre na mesma materia prog1 quero mudar de instituição por causa do professor,enfim se eu solicitar a transferencia em junho mais ainda estiver cursando la devo solicitar o desligamento mesmo nem tendo começado os exames? e as materias que ficaram eu deixo elas pendentes?

    ResponderExcluir
  28. e mais uma duvida de eu pedir desligamento perco minhas materias que estavam sendo cursado? porque em julho tem as provas de exame se eu solicitar em junho sem ter acabado vou ter que fazer estas materias de novo:( .e agora?me ajudeeeee obrigadoo esse blog ajuda muito nas duvidas,agradeço!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, tudo bem comigo, obrigado!

      A transferência pode ser solicitada a partir de junho e irá até o final de setembro, desde que a outra faculdade aceite a transferência. A faculdade atual também tem de validar a transferência. Você não pode aditar o próximo semestre antes de fazer a transferência, ok?
      Essa questão de matérias, você tem de verificar com a própria faculdade, cada uma tem uma forma de lidar com isso.
      Abraço!

      Excluir
  29. Boa Tarde

    Flavio,

    Eu tenho o FIes 100% só que no Primeiro Semestre perdi 2 Materias, agora no terceiro Semestre estou pegando elas de novo, se eu perder nessas materias novamente eu perco o Financiamento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o estudante tem de ter aproveitamento minimo de 75% do total das disciplinas para manter o Fies. A CPSA pode autorizar a continuidade do financiamento com aproveitamento insatisfatório uma única vez. Se essa autorização já foi feita no sistema do Fies, você poderá perder o Fies, caso tenha nvamente aproveitamento insatisfatório.

      Excluir
  30. Boa Tarde !

    Eu tenho o FIES mas perdi em uma matéria esse semestre na faculdade e abandonei outra. Corro o risco de perder o meu FIES ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o estudante tem de ter aproveitamento minimo de 75% do total das disciplinas para manter o Fies. A CPSA pode autorizar a continuidade do financiamento com aproveitamento insatisfatório uma única vez.

      Excluir
  31. oi flavio tudo bem eu de novo então eu tenho 5 materias e vou reprova umas duas se nao tres só que a questão é vou transferir minha faculdade e na outra aceitara meu fies ja me informei com eles e a nova instituição fara o aditamento porem eles vao aditar meu novo semestre e pelo que vi as materias do curso nao tem algumas discilplinas que eu cursei na atual e tambem as que eu reprovei farei na outra isso vai contar como rendimento insatisfatorio para outra certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, o que tem de ver é se a faculdade atual irá liberar sua transferência, mesmo com aproveitamento insatisfatório. Se ela fizer isso estará tudo ok.

      Excluir
    2. olá....estou no 4semestre ,no meu caso peguei duas D.P cada semestre.Como faço pra acertar as contas com minha faculdade, ou consigo financiar as D.Ps tbm?

      Excluir
  32. Oi Rafael, as dependências podem ser financiadas também, mas é bom verificar com a sua faculdade, ok?
    Se você ainda não conseguiu o Fies, as dependências podem ser financiadas, mas dependendo da quantidade isso tem de ser verificado com a faculdade.

    ResponderExcluir
  33. Minha duvida é se os 75% é a soma de todas as notas em relação ao valor total de pontos de todas as matérias??
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O critério usado na quase totalidade das faculdades é 75% do total das disciplinas, independentemente do valor das notas.

      Excluir
  34. Oi minha dúvida é a seguinte esse semestre eu comecei a fazer 6 disciplinas, no fim acabei trancando uma e reprovei em duas, estou preocupada, perdi meu fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elayne, neste caso tenha sido a primeira vez que isso aconteceu, depois de assinado o contrato do Fies, a CPSA pode autorizar a continuidade do financiamento,mediante justificativa do estudante, mesmo sem ter o aproveitamento mínimo de 75%.

      Excluir
  35. aluno do fies pode ficar de quantas dp no semestre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O estudante pode ter, no máximo, 25% de dependências a cada semestre. Uma dependência a cada quatro disciplinas.

      Excluir
  36. Flávio boa noite, fiz meu fies esse ano, porém, me informaram da seguinte maneira que eu teria que pagar parcelas de 50 reais de 3 em 3 meses correto? Só que, tem uma taxa inicial de 8 reias que eu não fui avisado e quando passada a tabela de juros não me mostraram, com a informação de que teria que pagar só de 3 em 3 meses não me preocupei em olhar... portanto quando olhei minha tabela vi o atraso e tentei entrar correndo no boleto online para imprimir a via atrasa e a que vencerá dia 15/06 para ser paga com antecedência, por ter dado acesso negado, eu perdi meu fies? estou desesperado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Pedro!
      Fique tranquilo, isso não é motivo para que o seu contato seja encerrado, ok?

      Excluir
  37. flávio boa noite! no 1º semestre fiz 5 cadeiras e reprovei 2..estou no segundo semestre e estou correndo o risco de reprova mais 2! me disseram q só posso reprova 1! no caso de reprovação vou perde o fies?
    E perdendo ñ tem nenhuma forma mais de fazer de novo? nem pagando o q já financiei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel!
      SE for lançado no sistema o segundo aproveitamento insatisfatório você perderá o Fies, e não haverá como fazer outro, nem quitando toda a dívida atual.

      Excluir
  38. Flavio ,é o seguinte:Meu filho entrou na universidade esse semestre e contratei o fies .So que estou na fase do banco e ta dando probleminhas no fiador e não vai dar tempo de regularizar.Eu não paguei nada ainda na universidade ...eu te pergunto:Se eu conseguir o fies 2013.2 ele financias o semestre anterior ?Eu tenho que fazer o quê na universidade pra ele continuar, mesmo com esse débito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, o Fies não financia semestres anteriores, somente a partir do semestre da contratação, caso ele não consiga verifique na própria faculdade sobre essa questão do débito,ok?
      Pode ser que a faculdade só aceite validar a inscrição 2/2013 se ele quitar ou fizer acordo sobre o débito 1/2013.

      Excluir
  39. Gostaria de saber o que é preciso para financiar 100% o fies , ja que eu nao tenho condiçoes de pagar , o que devo fazer ? quero tbm saber o que devo fazer , me matriculei no começo do ano e até agora nao paguei nenhuma mensalidade, pois estava sem fiador e agora eu ja arrumei , o fies cobre essas mensalidade atrasadas o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nildo, a porcentagem é definida pela renda bruta per capita familiar, leia o post: " Como é definido o percentual máximo".
      A inscrição concluída até o dia 30 de Junho cobrirá todas as mensalidades deste semestre.

      Excluir
  40. Olá Flávio, estou com uma ainda, acho que vou pegar 2 deps esse semestre meu curso tem o total de 6 disciplinas.Até poderei pedir para a CPSA autorizar a continuidade do financiamento, Mas por ver das duvidas se por um acaso eles não autorizarem.
    Como fica os semestres que já foram financiados, eu tenho que quitar eles?, estou no 3 semestre.Outra duvida se por um acaso perder mesmo eu tenho que começar a pagar no próximo semestre se quiser continuar ou tem uma prazo?
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme, sobre o encerramento você terá direito a uma carência de 18 meses para começar a pagar o principal.
      Para saber mais sobre o encerramento, peço que leia o post específico sobre o assunto.
      Abraço!

      Excluir
  41. Flávio, solicitei o adiatamento na faculdade..para o 2º semestre, só q ñ recebi ainda nenhum email pra confirmação! q eles disseram q eu iria receber..se eu for na faculdade tem como eu pedir pra eles cancelarem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, o aditamento pra o 2º/2013 só estará liberado no sistema a partir do dia 1º de julho.

      Excluir
  42. Flavio, boa noite.
    reprovei o semestre, eu perco meu financiamento?

    obrigado.

    ResponderExcluir
  43. Boa noite Fabrício!

    A CPSA da sua faculdade pode autorizar a continuidade do Fies, mediante justificativa, caso seja a primeira vez que você tem aproveitamento insatisfatório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBrigado pela ajuda.

      o que eu devo fazer para justificar, tenho que redigir a proprio punho?

      obrigado pela ajuda que vc presta aqui no seu brog.

      Excluir
    2. De nada Fabrício!

      Veja com a CPSA como deve fazer a justificativa, cada uma tem um tipo diferente de exigência, ok?

      Excluir
  44. Olá Flávio, eu tenho FIES e reprovei em uma matéria. Eu tenho 6 matérias por semestre, ou seja, tenho um aproveitamento de 75%, pois passei em 5 matérias. Eu gostaria que me tirasse as seguintes dúvidas, por favor:

    1) Tenho 50% de FIES, ou seja, pago metade da minha mensalidade. Com isso, se eu pedir para que o FIES pague essa dependência, o valor aparecerá no boleto da mensalidade? Por exemplo, minha mensalidade é de R$800,00, com o FIES pago R$400, no meu boleto virá 400 ou valor maior? Minha maior preocupação é que no boleto não mude de 400.

    2) A matéria que não consegui passar tem continuidade, ou seja, ela é Penal 3 e no próximo período teria o Penal 4. Soube por uma amiga que eu posso pedir na secretaria da minha faculdade para que eu faça o Penal 3 e 4 ao mesmo tempo, mas vou passar a ter 7 matérias, ao invés de 6. De acordo com o FIES, posso ultrapassar o número de matérias combinado?

    Agradeço a sua atenção! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nil, as dependências podem ser financiadas, não há empecilhos por parte do Fies assim como os valores podem ser diferentes , a maior ou menor entre os semestres.
      Quanto a questão dos valores dos boletos, verifique com a sua faculdade, ok?

      Excluir
  45. Bom dia Flávio!!!
    Em 1°lugar gostaria de lhe parabenizar por este blog que ajuda muito alunos academicos.Mas vim ate aqui pois estou com uma tremenda dúvida, faço curso de Direito, meu 1° semestre, faço 6 matérias e tenho Fies,tem um problema, por motivos pessoais não obtive um bom desempenho no semestre e posso ter dp de 3 matérias, a pergunta é; pode ocorrer de perder o Fies????
    Desde já grato.Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo pelo elogio!

      A CPSA da faculdade, em caso do primeiro aproveitamento insatisfatório, pode autorizar a continuidade do Fies, mediante justificativa do estudante. Atenção: só é permitida uma única vez durante todo o curso.

      Excluir
  46. Bom dia Flavio, seu blog é ótimo! Faço Veterinária e infelizmente peguei 4 dp's! Pelo o q eu li o FIES paga essas DP's, terei que fazer uma justificativa para a faculdade? Quando entreguei o contrato na faculdade, eles me deram um papel onde dizia "DUAS REPROVAÇÕES EM ALGUNS DOS SEMESTRES A PARTIR DA DATA DE CONTRATAÇÃO (Situações que impedem a manutenção)..." uma colega de sala tem FIES e ela infelizmente reprovou, ela vai perder o financiamento? Ou essa frase que coloquei acima já é uma norma da cpsa da faculdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane, obrigado pelos elogios!
      As dependências podem ser financiadas sim, embora alguns faculdades não aceitem não sei porque;
      No tocante à reprovação, a CPSA da faculdade pode autorizar a continuidade do Fies, mesmo com aproveitamento insatisfatório , por uma unica vez durante todo o tempo de utilização.Deve ser isso que significa o aviso da faculdade.

      Excluir
    2. Poxa, obrigada! Vou falar para a minha colega, pois ela quer desistir, porq reprovou o semestre! Como você disse, algumas faculdades não aceitam pagar as DP's, mas o aluno pode se responsabilizar em pagar as dp's, caso a faculdade não queira arcar?

      Excluir
    3. Dayane, caso a faculdade não aceite incluir as dependências no Fies, o estudante tem de arcar com o valor delas do próprio bolso.

      Excluir
  47. Oi, Eu Tenho 12 Cadeiras nesse Período. Quantas Cadeiras eu Posso Reprovar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro, você pode ter 25% de dependências. No seu caso 3 dependências no máximo.

      Excluir
  48. Boa Noite Flávio,
    Fiz meu Fies no começo do ano passado e durante o ano acabei tendo uns problemas de saúde e fiz uma cirurgia e por isso acabei reprovando o semestre inteiro, o fies foi cancelado porém por causa dos papéis médicos e etc, consegui continuar com o fies, só que esse semestre reprovei em uma matéria só, será que eu perderei o fies por causa dessa uma? ainda vai contar aquele semestre que eu reprovei ano passado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Franciele!

      O semestres anteriores não contam para o aproveitamento, só o semestre atual. Você tem de ter aproveitamento igual ou superior a 75% do total das disciplinas; Se tem 4 ou mais disciplinas não haverá problema pois você terá aproveitamento satisfatório.

      Excluir
  49. Oi.
    Tem como eu saber se a CPSA já me autorizou alguma vez a continuar com o financiamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No DRM tem de constar o aproveitamento insatisfatório e a sua justificativa. Se eles não pediram que você justificasse provavelmente não houve o lançamento de aproveitamento insatisfatório.

      Excluir
  50. Flávio , olá ! Tenho o fies peguei dp e no caso consegui ficar com ele, no outro semestre peguei dp de novo , para nao perder o fies tranquei ele por um semestre , nesse semestre estou pagando do meu bolso o fies esta trancado, nesse semestre peguei dp de novo, mas irei pedir transferencia para outra instituição, no mesmo curso . Será que consigo levar o fies e acionar ele de novo , sabendo que minha aprovação ficou abaixo de 75 -% . Oque a minha faculdade fala e que na outra instituição poderei voltar com o fies normalmente, pois estarei pedindo transferencia . Como já a dois semestre venho pegando dp, será que posso pedir essa transferencia e habitar novamente o fies nao outra instituição visando que na de orientem meu rendimento foi inferior a 75%?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na transferência não está sendo solicitado o aproveitamento no semestre anterior, é uma brecha no sistema para que estudantes possam continuar o curso, mesmo com aproveitamento insatisfatório.

      Excluir
  51. Boa tarde,Flavio!Iniciei a faculdade, só não cheguei a concluir o 1 semestre.Fiquei com uma divida, que hoje chega a quase 8 mil, tentei retornar, mas a faculdade alega que tenho que pagar a divida para retornar o curso, quando tentei financiar pelo fies, me avisam que só posso financiar a partir do semestre que estou, que pela faculdade seria o 2 semestre. Porem não conclui o primeiro, então faria os 2 semestres juntos.Me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo que, se não concluiu o 1º semestre poderia entrar no Fies desde o 1º semestre, mas você tem de entrar em acordo com a faculdade para definir essa questão.
      A faculdade terá de validar a sua inscrição no Fies para que possa fazer a contratação e pode alegar algum motivo para não validar, ok?

      Excluir
  52. Boa tarde,
    Estudo na Estácio,
    Fiquei reprovada em 2 matérias, as mesmas são EAD,
    Vou perder o FIES?
    Estou fazendo o 1º período.
    Me ajuda por favor.
    Posso pagar essas duas matérias por fora, sem financiar?
    Desde já agradeço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayna, essa questão de aproveitamento você tem de verificar com a CPSA da sua faculdade pois ela é quem define o aproveitamento satisfatório e insatisfatório. Você tem de ter 75% de aproveitamento do total das disciplinas, ok?
      As dependências podem ser financiadas isso é previsto no contrato Fies, desde que o estudante tenha aproveitamento satisfatório.

      Excluir
  53. Flavio, bom dia.

    as minhas ultimas notas sairam esta semana, mas ja sei que reprovei de semestre.
    sera que eu tenho tempo e consigo trancar o financiamento para eu nao perder minha bolsa?

    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabrício, verifique com a sua CPSA se ela colocará que você teve aproveitamento insatisfatório, ok? Caso seja a primeira vez a CPSA pode autorizar a continuidade do Fies, mediante justificativa.

      Excluir
  54. ola flavio tudo bem?eu fikei com dependencia em 5 materias,ja estou no 3 periodo da faculdade,estas materias que reprovei o fies paga?eu quero cumpri las ao termino do meu curso ,perderei o fies se estender mais um semestre pra fazer estas materias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzane, o Fies paga dependências, mas a quantidade de dependências é grande, por isso verifique com a sua faculdade sobre essa questão. O Fies pode ser dilatado por até dois semestres consecutivos ao final do curso.

      Excluir
  55. olá , no meu 1 período eu fiz 5 matérias e reprovei em 3 e continuei com o fies, e agora no 2 período estou fazendo 3 matérias , por causa da distancia de onde eu moro pra faculdade , bom mais eu acho q não vou passar nas 3 acho q vou passar em 2 materias , sera q eu perco o fies ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se houve autorização da faculdade na primeira vez( você pode verificar isso na sua DRM, ou em contato com a CPSA da sua faculdade) ela não poderá mais autorizar a continuidade do Fies.
      Algumas CPSAs , e faculdades, são mais flexíveis quanto a isso outras cumprem a lei rigidamente.

      Excluir
  56. Olá Flavio, eu gostaria de obter o fies, mas tenho dps, 7 com 3 trancadas, eu conseguiria obter o fies ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Henriette, não há nenhum impedimento do Fies quanto a isso, mas é bom conversar com a sua faculdade a respeito, ok?

      Excluir
  57. oi Flavio como faço pra saber se tenho 75% de aproveitamento ? no caso da minha faculdade a nota media que tenho que ter no semestre é 120 No caso estou cursando 1° semestre de direito e sao 6 materia, eu tenho que multiplicar o valor da media do semestre que é 12 pelo numero de materias que é 6 ? se for assim 100% seria 720 ? fiquei em 2 materias e eu somando o total das 6 materias, deu 770.. quer dizer tenho mais de 75% de aproveitamento???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle, a porcentagem é sobre o total das disciplinas e não do total das notas. Você só poderia ter tido uma dependência.

      Excluir
  58. olá , queria saber como sei se perdi meu financiamento , ja que estou indo pro segundo período , levando 2 materias de dp , sendo que tive 6 matérias! obgdo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, a CPSA da faculdade pode autorizar, por uma única vez, a continuidade do financiamento em caso de aproveitamento insatisfatório. Verifique com a sua CPSA a sua situação para o próximo aditamento.

      Excluir
  59. Olá Flavio, no curso que estou fazendo atualmente fiquei com 2 DP de 7 matérias, só que irei mudar de curso. Gostaria de saber se acabarei perdendo minha "chance" nas DPs por causa das deste curso ?

    Obrigado desde já e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, pelas informações que tive, na transferência o sistema não está solicitando a verificação do aproveitamento no semestre anterior. De toda forma, se esta é a primeira vez a CPSA da faculdade pode autorizar a continuidade do Fies, mesmo com aproveitamento abaixo de 75%, mediante a sua justificativa.

      Excluir
  60. amigo estou no 5 periodo e nao obtive os 75% de aproveitamento sendo que no 2 periodo aconteceu a mesma coisa tem alguma coisa que a faculdade possa fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a CPSA da faculdade já inseriu no sistema, na vez anterior, o aproveitamento insatisfatório, se o aproveitamento insatisfatório for informado novamente você perderá o Fies.

      Excluir
  61. Olá Flávio no 1º semestre eu cursei 4 disciplinas do curso de fisioterapia e só passei em 1 disciplina, a cpsa me deu outra chance. Troquei meu curso pra enfermagem, onde fiz 6 cadeiras e só passei em 5 essa disciplina que reprovei na enfermagem, eu ja tinha reprovado na fisioterapia. Será que eu vou perder o fies? Meu fies é 50%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karynne, este semestre você teve aproveitamento acima de 75% do total das disciplinas, não há motivo para perder o Fies.

      Excluir
  62. eu estou no 1 periodo, são 7 diciplinas caso eu for reprovado em 2 diciplina eu posso paga por fora? sem acumula no fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luandson, o normal é você ter de apresentar uma justificativa para o aproveitamento insatisfatório para a CPSA da sua faculdade, caso seja a primeira vez que isso acontece. Se eles aceitarem a justificativa as dependências poderão ser financiadas pelo Fies.

      Excluir
  63. amigo perde pela segunda vez os 75% de aproveitamento tem algo que eu possa fazer para nao perder o fies tipo conversa com CPSA ou transferir de instituição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a sua CPSA colocar o aproveitamento insatisfatório pela segunda vez, você perderá o Fies.
      Pelo que pude apurar na transferência não está sendo informado o aproveitamento no semestre anterior.

      Excluir
  64. Olá Flávio, tudo bom?
    Olha só eu curso Engenharia Civil, e consegui o FIES a 2 meses (estou no 3º Período), tenho 6 matérias e provavelmente ficarei em 4 matérias, nesse caso será que a CPSA poderia autorizar a continuidade do FIES mesmo se eu tiver que repetir o período? E caso eu perca o financiamento como ficaria o caso de pagamento da semestralidade? Teria de pagar ao banco ou a faculdade? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CPSA pode autorizar a continuidade do financiamento, mesmo com aproveitamento insatisfatório. Veja com eles no início de Julho.
      Sobre o pagamento,leia o Post Dúvidas mais frequentes.

      Excluir
  65. Me tira uma duvida?eu faço faculdade na Estácio só que as matérias quem tem na Estácio não tem na anhaguera , se no caso se eu tivesse que repetir todas as matérias o fies,iria fazer um novo contrato ou continuaria com o mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati, o contrato do Fies continuará sendo o mesmo.

      Excluir
  66. Boa noite, parabéns pelo site.

    Tenho uma dúvida, curso direito e estou no 3º semestre, no semestre passado peguei 6 disciplina e perdi 2, a cpsa da instituição nada me informou, então não declararam aproveitamento insatisfatório correto? só fui alertada por um funcionário da secretaria que é meu amigo, mas não houve nada formal, nesse semestre atual pego 5 disciplina, poderia perder apenas em 1 correto? caso perca em 2? perco o fies ou não, pelo fato de eles não terem lançado no sistema como rendimento insatisfatório? aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, obrigado pelo elogio!

      Se não houve a formalização do aproveitamento insatisfatório no sistema do MEC, então você poderá continuar com o Fies, caso eles o façam nesse semestre e aceitem a sua justificativa. Com cinco disciplinas você só pode ter uma dependência.

      Excluir
  67. Bom dia. Gostei demais do seu blog. Peço que me tire uma dúvida. Minha filha no semestre passado, ficou em 2 matérias das 7 que cursou. Nesse semestre ficou em mais 1 das sete que cursou. será que ela vai perder o fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Cláudia, que bom que gostou do blog!

      No semestre anterior quando ela teve aproveitamento inferior aos 75% não perdeu Não há nenhuma razão para que ela perca neste semestre, pois teve aproveitamento superior ao mínimo exigido,

      Excluir
  68. bom dia, eu sou pelo fies e tow no 1 periodo e são 7 materia, ser eu for reprovado em 3 materia eu pedo a bolsa do fies?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luandson, que decide é a CPSA da sua faculdade:
      Caso tenha aproveitamento inferior ao 75% a CPSA poderá autorizar e justificar, por uma única vez, durante toda a fase de utilização do Fies.
      Caso ela não autorize, o estudante terá seu contrato encerrado logo no semestre seguinte ao do aproveitamento insatisfatório.

      Excluir
  69. Flávio, eu consegui concluir a inscrição no site, porém ainda não fechei contrato no banco, nem levei os documentos à faculdade, e quero mudar o curso, pois está errada, só que no site não dá mais .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CPSA pode reabrir a sua inscrição para correção, inclusive mudando o curso. Só há exceção:caso tenha escolhido, na inscrição, um curso de licenciatura e queira mudar para um curso que não seja de licenciatura.

      Excluir
  70. BOA TARDE FLÁVIO! PRECISO MUITO DA SUA AJUDA, ESTOU ATÉ COM INSONIA...
    NO COMECO DO MES FUI AO BANCO E FIZ O CONTRATO DO FIES, JÁ LEVEI OS DOCUMENTOS NA FACULDADE E ESTAVA TUDO CERTO PARA COMECAR AS AULAS EM 05/08/2013.
    PORÉM MEU ESPOSO RECEBEU UMA PROPOSTA PARA IR MORAR E TRABALHAR EM OUTRO ESTADO (NÓS MORAMOS ATUALMENTE NO INTERIOR DE SÃO PAULO E ELE VAI SER TRANSFERIDO PARA O INTERIOR DE GOIÁS) JÁ PESQUISEI E LÁ NÃO TEM NENHUMA FACULDADE POR PERTO (SE TIVESSE IRIA OPTAR POR FAZER A TRANSFERÊNCIA).
    A MINHA DÚVIDA É A SEGUINTE, SE EU ENCERRAR O CONTRATO VOU TER PAGAR O RESTANTE DAS PARCELAS ?? OU ALGUM TIPO DE MULTA ??

    DESDE JÁ AGRADECO.

    PS: EU TAMBÉM SOU MÚSICISTA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Priscila! Bom saber que é musicista!

      Priscila, você tem a opção de suspender o Fies por até dois semestres consecutivos e, caso a faculdade autorize, mais um semestre em sequencia, totalizando 3 semestres.
      Quanto ao encerramento( não acho que seja a melhor opção no momento) só pagará o que foi efetivamente estudado, parcelado em 3 vezes o prazo de utilização mais 12 meses. Não há multa no Fies.

      Excluir
  71. Boa noite Flávio, a faculdade pode descadastrar o fies de um aluno ou de um curso, sendo o aluno já cadastrado e beneficiário do fies? Digo, o fies pode ser cancelado por quais motivos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Helena, não entendi o que aconteceu.Foi assinado o contrato no banco ou não?

      Excluir
  72. OI FLÁVIO BOA NOITE.
    TENHO UMA DÚVIDA . EU SOU ALUNA DO PRIMEIRO PERÍODO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO E DE CINCO DISCIPLINAS FIQUEI EM DPS EM DUAS . TENHO UMA CHANCE DE NÃO PERDER MEU FIES ? PEÇO UMA OPORTUNIDADE PARA CPSA ? COMO PROCEDER A ESTE PROCEDIMENTO?
    OBRIGADA . DESDE JÁ AGRADEÇO SUA ATENÇÃO ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Se for a primeira vez a CPSA pode autorizar a continuidade do Fies, mediante justificativa. Veja com a CPSA como proceder, ok?
      Abraço!

      Excluir
  73. FLAVIO, fiquei em 4 matérias sendo que foi 2 presenciais e 2 a distancia sera que consigo continuar com o fies estou no 1 semestre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Breno, a CPSA pode autorizar a continuidade, mediante justificativa, ok?

      Excluir
  74. Boa noite!

    Estou no primeiro semestre.Tinha 6 matérias e fiquei reprovada em duas.Perco o Fies de 100%

    Att,
    Andrea

    ResponderExcluir
  75. Respostas
    1. Andréa, Veja com a CPSA( Comissão permanente de Seleção e Acompanhamento) da sua faculdade.

      Excluir
  76. Boa noite Flávio,

    É possível transferir o aluno para outra IES, no mesmo curso, e o mesmo a fazer o 1º período novamente, sendo que ele já ia fazer o 3º período e havia financiado somente o 2º período?

    ResponderExcluir
  77. Boa Noite Flávio!
    Fiz o Fies e o 1 semestre foi normal, mas o 2 semestre que terminou agora, eu tive uma depressão e parei de frequentar as aulas, acabei reprovando em todas as matérias por falta, no caso eu perdi o Fies? ou tem como eu tentar fazer o 2 semestre de novo pelo Fies? e no caso como ficaria as mensalidades que que irei pagar?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      A CPSA pode autorizar a continuidade do Fies, mediante sua justificativa. Verifique com a sua CPSA.

      Excluir
  78. Flávio,eu fiz a matricula em uma faculdade,que conseguir 50% da bolsa,ou outros fiz pelo fies,levei minha inscrição concluida no CPSA,mas por o sistema não ter alterado minha bolsa,a CPSA,falou para ir acessando no sit ate auterar ,na obs está escrito M211 inscrição não conluida.. Minha duvida é o seguinte,se conseguir bolsa em outra faculdade,que é a faculdade que realmente quero fazer,posso alterar todos meus dados sem depender do CPSA que tinha matriculado,alterar forma de financiamento,banco,faculdade,tudo,sendo que a outra faculdade não emitiu DRI e nem assinei contrato,só levei documentos pro CPSA.

    ResponderExcluir
  79. Flávio, parabéns pelo seu dinamismo e empenho em nos ajudar, vc é o cara..... a pergunta é , fiz o aditamento normal e nao houve nenhum contato da cpsa comigo em relação à justificativa de dp, então suponho que pelo lado da cpsa da minha faculdade eles renovaram sem senhum problema e no site do mec creio que esteja tudo normal, e eu ainda "tenho" uma chance para obter o rendimento mínimo de 75%, para nao perder o fies..... coreto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo pelos elogios!

      SE a CPSA não lhe comunicou oficialmente que teve aproveitamento insatisfatório, e na sua DRM não consta nada a respeito disso, então está tudo ok com o seu Fies. Quando é dada a justificativa, ela fica impressa na primeira folha do DRM logo abaixo do aproveitamento.

      Excluir
  80. Flávio, eu estou com um aditamento 2/2012 que está atrasado, neste mesmo aditamento eu fiz uma transferência de instituição, meu pai era o fiador na época e veio a falecer este ano, ele que assinaria o contrato se estivesse vivo. O aditamento em 2/2012 não foi efetuado porque meu nome constou restrito, por algo que eu nem devia, o FIES mandou minha ficha para reparo porque perdi o prazo estipulado e só foi liberado para a CPSA mexer na ficha somente agora 2/2013. Então, 1/2013 e 2/2013 não estudei, com o intuito de supender estes dois semestres, o pior é que agora eu tenho uma divida com a instituição pela porcentagem (minha parte) cobrada 2/2012 e mais a matricula 2/2013 para manter o vínculo e não constar abandono, e não tenho este dinheiro para pagar, e se eu parcelar acho que vou me enrolar muito em minhas finanças. Estou pensando em desistir do Fies e devo 1/2012 assinado já e 2/2012 sem assinar.
    Se eu não assinar o aditamento de 2/2012 e deixar como abandono o que pode vir a acontecer com meu nome, o nome da minha mãe que vai vir a receber os direitos do meu pai e com meus patrimônios e os dela? Pode me ajudar nesta? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, só haverá problema em relação ao patrimônio caso o contrato vá a execução, o que não é o caso pois seu contrato ainda está em fase de utilização. O que deve para a faculdade não tem relação com o contrato Fies.
      Veja com a sua faculdade uma possibilidade de acordo, pois os aditamentos desde 2/2010 podem ser feitos até 31/10.

      Excluir
  81. Bom dia Flávio. Curso o 1º período de Biomedicina tenho 5 matérias. Por exemplo, se eu reprovar em duas eu perco o FIES? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, se tiver duas dependências, em cinco, ficará com aproveitamento insatisfatório e assim a CPSA da sua faculdade poderá ou não autorizar a continuidade do Fies.

      Excluir
    2. Entendi. Obrigada. Seu blog é excelente :)

      Excluir
  82. Olá.
    Eu tenho o Fies e gostaria de saber se caso eu pegar 2 dp no mesmo ano da mesma matéria se corro o risco de perder o Fies?
    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Maythana, você deve ter aproveitamento mínimo de 75% do total das disciplinas. Desde que tenha aproveitamento satisfatório não importa que a depend~encia seja na mesma matéria.

      Excluir
  83. Boa Noite Flávio, quando entrei na página do SisFIES no topo desta encontrava-se o aviso:
    (M285) - Prazo de utilização do financiamento encontra-se encerrado.

    Gostaria de saber o porque do mesmo e como devo proceder para a sua regularização!

    Dês de já um muito obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jéssica!
      Aconselho que abra uma demanda no site do FNDE para verificar se realmente esse informação de erro procede. SE o seu contrato foi assinado antes de 2010 pode ser um pouco mais complicado de resolver. DE qualquer maneira entre em contato com a CPSA da sua faculdade também para tentar resolver.

      Excluir
  84. Bom Dia Flávio, preciso de ajuda, iniciei o FIES no mês 04/2013, entao passei em TODAS no primeiro período tranquilo, só que no segundo agora estou desanimado, pois não é o curso que realmente quero, e quero mudar para outro curso, mas irei reprovar em 3 matérias de 5. Gostaria de saber se tem como eu ainda transferir o curso mesmo com reprovação ?? ou depende se a faculdade me aceitar ? Agadeço sua ajuda. Desespero total aqui !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca! Depende das duas coisas: da faculdade de origem validar sua transferência, mesmo com o aproveitamento insatisfatório, e da faculdade de destino aceitá-la com o Fies. Entre em contato com as duas faculdades.

      Excluir
  85. Olá, boa tarde!
    Perdi meu FIES no começo do ano, e cursei 2/4 anos, tenho que continua pagando os R$ 50,00?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jorge Victor!

      Emquanto o contrato não for encerrado e não entrar na fase de amortização, onde começa a pagar o principal, tem de continuar pagando os juros do saldo devedor.

      Excluir
  86. Ola Amigo, Otimo blog desde já agradeço..

    Queria saber quantos é o Valor de uma DP??

    outra grande duvida é, quando o fies é perdido..
    como você disse, 12 meses, vezes tal e etc..
    é pelo valor integral? tipo 48x de 800 reias.
    se a faculdade for 4 anos, então você acabaria pagando a faculdade inteira, sem nem mesmo ter terminado ela é isso?

    se você cursou 2 anos então você pagaria 86x ? isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios!
      Qual é o valor de uma DP?
      Você paga parcelado em três vezes o prazo de utilização mais um ano, somente o que foi efetivamente estudado. Se estudou 24 meses pagará em 84 meses.

      Excluir
    2. Entre no grupo Tudo Sobre Fies no Facebook. Lá há uma maior interatividade do que no blog, ok? Abraço!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.