Clique abaixo para entrar diretamente no assunto

segunda-feira, 6 de março de 2023

Passo a passo da inscrição do Fies


Dúvidas de como preencher os dados da inscrição?
Vamos lhe ensinar o passo a passo da inscrição no site Fies seleção:
Importante: a inscrição deve ser feita em computador. os sites não estão totalmente adaptados para inscrição por celular.
Entre no site Fies Seleção : http://fies.mec.gov.br/
Clique em Fazer minha Inscrição: http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login
Aparecerá então a seguinte tela:
Clique em Primeiro Acesso, para se cadastrar.
Preencha os dados iniciais conforme tela abaixo



Aparecerá a tela abaixo, informando que você teve nota suficiente para concorrer. Clique em prosseguir.
Preencha seus dados, faça sua senha. A autorização será enviada para seu E-mail para que possa ter acesso ao sistema

Antes de iniciar a inscrição, é bom consultar se existem vagas para o curso pretendido, no estado e município de preferência. Clique( conforme seta vermelha) em Consultar vagas.

Na tela seguinte insira os dados de preferência e escolha o conceito do curso(seta vermelha).

Veja que somente aparecerão opções de acordo com o conceito escolhido, e com o total de vagas naquele conceito.Caso queira saber o total de vagas em outro conceito, faça nova pesquisa.
Dica: Anote o nome da IES(Instituição de Ensino Superior). Vai precisar dele posteriormente.  
Após a consulta, entre em Já sou cadastrado, com seus dados e senha.
  
Preencha com sua senha e o código de verificação.  Caso tenha esquecido a sua senha, clique em esqueci minha senha e será enviada nova senha para o seu E-mail.  Se não for o caso, clique em Entrar. Surgirá a tela abaixo: Veja que na tela aparecerão: 1-Dados Cadastrais, 2- Questionário , 3- Grupo familiar, 4- Grupo de preferência.

Preencha na sequência solicitada. Depois de preenchido cada item aperte em Gravar e Avançar( em verde) Se quiser verificar sua nota do ENEM, clique em Suas notas do ENEM e aparecerá o seu resultado completo,com sua melhor nota, conforme abaixo:

Ao terminar de preencher os dados cadastrais, e clicar em Gravar e avançar, você irá para a tela seguinte, Questionário. Note que, sempre ao passar para a tela seguinte sempre aparecerá a mensagem:Informações gravadas com sucesso, no canto direito da tela. Clique no X para retirar o aviso e prosseguir.
   
Preencha todos os dados e clique em gravar e prosseguir. Na tela seguinte, abaixo, em Grupo Familiar preencha seus dados.   Ao Gravar e avançar lhe dará a opção de incluir outros membros do seu grupo familiar, se for o caso. Conforme tela abaixo:
 
Lembre-se que terá de comprovar os dados perante à CPSA.  A renda tem de ser de até 3 salários mínimos por pessoa(per capita) para ter direito ao Fies, e até 5 per capita para o P-Fies. Quanto menor a renda, maior o percentual a ser financiado. Mas lembre-se: preenchendo dados incorretos corre o risco de ser desclassificado. Após finalizar, prossiga clicando em Gravar e Avançar.
Irá então para a tela Grupo de preferência:

Na tela abaixo você tem de escolher estado,município, curso e tem de saber o nome de alguma faculdade no município, que possua vaga no curso pretendido.


Você pode escolher até três opções de curso, desde que hajam três opções no município escolhido e de acordo com o conceito do curso.
No caso abaixo, ao escolher o curso de Medicina, foram encontrados três opções especificações. Porém dois cursos com Conceito 5 estrelas e um com 4(seta amarela).
É importante atentar para o índice de indexação, que é o índice que irá corrigir as mensalidades anualmente( seta vermelha). Na primeira faculdade o índice é de 100% e na segunda 200%. Isso é em relação ao IPCA do ano anterior. Na primeira faculdade , se o índice de inflação for de 5% , ela poderá corrigir a mensalidade em até 5%. No caso da outra em até 10%.

Ao clicar na IES desejada, caso o curso tenha uma semestralidade maior do que R$ 52.805,66(caso de Medicina), aparecerá o seguinte aviso:
Clicando em OK, aparecerá o aviso abaixo:
Então será direcionado para o grupo de preferência, já com o primeiro curso escolhido.
No curso selecionado, aparecerão alguns dados, conforme abaixo. Nota de corte até o momento, quantidade de vagas(seta vermelha);Se há vagas no P-Fies(seta verde), no caso do exemplo sem vaga; Valor médio da mensalidade(seta amarela) e Valor de expectativa do salário para a profissão(seta azul)

Caso queira se inscrever em outra opção de curso, aparecerão as opções. Preencha os dados e escolha.
Importante: Só aparecerão opções de acordo com o conceito do curso ou faixa de mensalidade desejada.Se escolher conceito 5, só aparecerão IES de conceito 5, se de conceito 3, só de conceito 3 e assim por diante.Caso não tenha mais nenhuma opção igual ao da escolha inicial, não aparecerá mais nenhuma opção. Após escolher todas as opções, clique em Gravar e avançar( seta vermelha).


Confira os dados e clique na declaração para Gravar e avançar.  Após esse procedimento aparecerá a tela onde terá de colocar a quantidade de semestres cursados e a declaração.


Importante: Se já está cursando, nunca em Semestres concluídos, coloque o semestre atual, somente até o semestre anterior. Caso coloque semestre incorreto poderá não ter todos os semestres necessários financiados.
Após concluir aparecerá a tela com sua classificação atual e data para o resultado e demais dados da sua inscrição.
Caso queira alterar ou cancelar  a inscrição, é  só clicar no botão ALTERAR INSCRIÇÃO. Neste caso terá de reiniciar todo o processo caso queira se inscrever novamente. Pode-se alterar a inscrição até o final do prazo de inscrição. A opção de curso e de IES será sempre a última concluída.